Q

Previsão do tempo

16° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 26° C
17° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 23° C
  • Friday 27° C
18° C
  • Wednesday 24° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 31° C

Afinal temos quatro idades!

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Como sabemos, as alterações demográficas em Portugal revelam-nos atualmente um país envelhecido e com tendência a envelhecer muito mais! Temos de aceitar esta nova realidade e iniciar um conjunto de estratégias para que possamos envelhecer de um modo saudável e da forma mais bem-sucedida, tanto quanto possível!

Destas modernas alterações, aumenta e é desenvolvido também o estudo da Gerontologia que permite compreender o processo do envelhecimento sob diversos níveis.

A gerontologia distingue-se da geriatria que representa o aspeto terapêutico da gerontologia, ou seja, a gerontologia estuda o envelhecimento e a geriatria estuda a forma de lutar contra os efeitos do envelhecimento.

Uma das primeiras curiosidades aprendidas no estudo da Gerontologia diz respeito precisamente à idade que temos!

Todos nós conhecemos alguns casos, de pessoas que têm uma idade diferente daquela que vem nos documentos de identificação. Há pessoas que nasceram num determinado dia e por diversos motivos (incluindo multas que eram aplicadas), só foram registadas dias ou meses e algumas, até anos depois! Mas fora essas situações, que há cerca de setenta, oitenta anos decorriam com alguma frequência, sempre pensei que toda a gente sabia a idade que tinha. Até ao dia em que descobri que não temos apenas uma idade, mas sim, quatro idades!

A primeira idade é a idade cronológica, que corresponde ao número de anos que temos desde o dia em que nascemos. É aquela que toda a gente sabe e que responde automaticamente quando lhe é questionada.

Mas para acompanhar esta “mais conhecida”, a idade cronológica, temos também a idade biológica, a idade psicológica e a idade social.

A idade biológica representa o envelhecimento orgânico, ou seja, a idade que os nossos órgãos têm, pois em alguns casos, determinados órgãos podem sofrer um envelhecimento precoce. A idade biológica é determinada pelo estilo de vida e também pela hereditariedade, o que faz do envelhecimento um processo bastante diferencial. Por exemplo, duas pessoas de 75 anos cronológicos nascidas no mesmo dia e mês, podem ter idades biológicas bastante distintas, se uma optou por um estilo de vida saudável e outra não.

A idade psicológica é identificada através das competências comportamentais. Ela inclui as capacidades mnésicas (a memória), as capacidades intelectuais (a inteligência) e as motivações para o empreendimento. Sabe-se que, a manutenção destas competências permite uma maior conservação de autonomia e controlo.

Já a idade social refere-se ao papel, aos estatutos e aos hábitos da pessoa, relativamente aos outros membros da sociedade. Por exemplo, socialmente parece haver uma alteração de estatuto quando um individuo passa da condição de trabalhador a reformado.

Existem alguns testes que permitem medir “as outras idades”, como por exemplo o teste da elasticidade da pele, da velocidade de reação e do equilíbrio estático.

Com isto, deixo-vos a questão: afinal que idade têm?

Sara Beja

Graduada em Gerontologia

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Candidata da Iniciativa Liberal em piquenique no Parque D. Carlos I

Ana Martins, candidata da Iniciativa Liberal (IL) às eleições europeias, participou num piquenique no Parque D. Carlos I, nas Caldas da Rainha, onde manifestou que o país “podia ter feito muito mais com os fundos europeus que recebeu”.

Iniciativa Liberal 1

Composição de dança ganhou o 1º prémio do “Toma Lá Talento”

Martim Codinha, aluno no Colégio Rainha D. Leonor, conquistou o 1º lugar na final concelhia do concurso "Toma Lá Talento” com uma composição de dança.
O 2º lugar foi para Martim Marques, da Escola Secundária Rafael Bordalo, no domínio da guitarra.
A 3ª classificação foi para a dupla Marie e Anne, também da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, com cântico e guitarra.

talento 1