Q

Previsão do tempo

15° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 26° C
16° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 23° C
  • Friday 27° C
17° C
  • Wednesday 24° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 31° C

Nostrum apresenta às escolas propostas de projetos ambientais

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A fim de ser comemorado, em 2016, o Ano Internacional das Leguminosas e do Ano Europeu do Desperdício Alimentar, a Nostrum - Associação de Defesa do Património Ambiental, das Caldas da Rainha, propõe para este ano letivo às escolas cinco projetos: Concurso Interescolas "Tem alegria aquele que planta e cria", “João e o Pé de Feijão”, ”Estações de Vermicompostagem nas Escolas”, ”As minhas receitas com leguminosas” e ”Os animais e as leguminosas”
Ao longo dos anos a Nostrum tem desenvolvido atividades nas escolas da região

A Nostrum tem como objetivos a defesa do património ambiental e atua nas zonas de influência costeira dos concelhos de Alcobaça, Caldas da Rainha, Óbidos, Bombarral e Peniche. Conta com um núcleo de Educação que pretende desenvolver trabalho em todas as escolas da sua área de abrangência, abarcando todos os níveis etários e áreas disciplinares, com a finalidade de promover uma saudável consciência ambiental o mais cedo possível e em todas as vertentes da atividade humana.

“Queremos frisar que, embora alguns projetos pareçam, à primeira vista, estarem mais ligados às artes, à ciência, literatura, ou à história, o nosso convite é aberto a toda a escola e não se restringe a áreas específicas, podendo qualquer projeto ser desenvolvido por qualquer professor ou grupo de professores, com os seus alunos/educandos e por qualquer nível de ensino”, indica a Nostrum.

“Os projetos podem também ser inseridos em Projetos Curriculares de Turma ou no próprio Projeto de Escola. Podem ainda constituir sugestões para núcleos de professores a desenvolverem atividades com alunos quando falte algum docente, propostas a serem apresentadas para ocupação dos tempos livres dos alunos, ou, ainda, para ocupação dos tempos não letivos de grupos de docentes que os queiram desenvolver ao serviço da comunidade escolar”, adianta.

O Concurso Interescolas pretende comemorar o Ano Internacional das Leguminosas e o Ano Europeu do Desperdício Alimentar. São objetivos, promover a importância das leguminosas na sustentabilidade da Terra, sensibilizar a comunidade escolar e sua envolvente para os cuidados a ter com as sementes e plantas, promover processos que reduzam os desperdícios alimentares, melhorando o bem-estar das populações, valorizar os desperdícios orgânicos e inorgânicos com procedimentos individuais ou coletivos, incentivar a criatividade e inovação, promover a interdisciplinaridade e pluridisciplinaridade, fomentar parcerias entre a Nostrum, as escolas e outras entidades, e valorizar os trabalhos efetuados pelos estabelecimentos de ensino.

O projeto ”João e o Pé de Feijão” procura comemorar o Ano Internacional das Leguminosas.

Sensibilizar a comunidade escolar e sua envolvente para o papel vital que os contos desempenham na formação dos jovens, identificar situações na região onde a escola está inserida que possam estimular a criatividade, valorizar as plantas leguminosas com procedimentos individuais ou coletivos, promover a interdisciplinaridade e pluridisciplinaridade, fomentar parcerias entre a Nostrum, as escolas e outras entidades, divulgar os trabalhos efetuados pelos estabelecimentos de ensino e publicar os trabalhos selecionados, são os objetivos.

O projeto ”Estações de Vermicompostagem nas Escolas” tenciona sensibilizar a comunidade escolar e sua envolvente para a necessidade de preservar os recursos naturais através da reciclagem e reutilização de resíduos orgânicos, formar professores e funcionários, no sentido de os habilitar à execução e manutenção de estações de vermicompostagem na escola.

O projeto ”As minhas receitas com leguminosas” visa sensibilizar a comunidade escolar e sua envolvente para o benefício do reaproveitamento de desperdícios alimentares orgânicos e inorgânicos, promover a relação entre as leguminosas e a saúde, e valorizar os desperdícios alimentares com procedimentos individuais ou coletivos.

O projeto ”Os animais e as leguminosas” vai sensibilizar a comunidade escolar e sua envolvente para as relações que se podem estabelecer entre animais e as leguminosas, e valorizar os espaços escolares.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Candidata da Iniciativa Liberal em piquenique no Parque D. Carlos I

Ana Martins, candidata da Iniciativa Liberal (IL) às eleições europeias, participou num piquenique no Parque D. Carlos I, nas Caldas da Rainha, onde manifestou que o país “podia ter feito muito mais com os fundos europeus que recebeu”.

Iniciativa Liberal 1

Composição de dança ganhou o 1º prémio do “Toma Lá Talento”

Martim Codinha, aluno no Colégio Rainha D. Leonor, conquistou o 1º lugar na final concelhia do concurso "Toma Lá Talento” com uma composição de dança.
O 2º lugar foi para Martim Marques, da Escola Secundária Rafael Bordalo, no domínio da guitarra.
A 3ª classificação foi para a dupla Marie e Anne, também da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, com cântico e guitarra.

talento 1