Q

Previsão do tempo

15° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C
15° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
16° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C

Quatro dezenas de manifestantes protestaram contra tourada

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Cerca de 40 manifestantes antitouradas concentraram-se no passado sábado num protesto em frente à praça de touros das Caldas da Rainha mas foram afastados do local pela PSP, devido à marcação de uma contra manifestação que não se chegou a realizar.

“É a terceira vez que o nosso protesto é boicotado por manifestações fantasma, impedindo o direito à manifestação, consagrado na Constituição Portuguesa”, disse à agência Lusa Diogo Bolinhas, organizador da manifestação convocada através da rede social facebook.

De acordo com o mesmo responsável “a informação [sobre o protesto] foi enviada para a câmara e para a PSP com 48 horas de antecedência”, mas quando se concentraram junto à praça de touros, foram “afastados pela PSP com o argumento de que havia outra manifestação marcada para o local”.

A alegada contra manifestação foi marcada pelo movimento Pro-Toiro, favorável à realização das touradas, e segundo fonte da PSP, motivou “um despacho da autarquia determinando que os manifestantes a favor da corrida ficassem junto à praça [de touros] e os contra junto a cerca de 500 metros”.

A decisão provocou alguma exaltação entre os manifestantes antitourada que recusaram afastar-se do local voluntariamente, tendo sido obrigados pelos agentes no local a deslocarem-se para o local especificado pela câmara.

Durante uma hora, entre as 17h e as 18h (hora marcada para o início da tourada), os manifestantes gritaram palavras de ordem e ostentaram cartazes com frases como “tauromaquia é cobardia” ou “pessoas bem informadas não vão às touradas”.

À agência Lusa Diogo Bolinhas afirmou que o objetivo do protesto foi “acabar com um espetáculo de pura violência e desrespeito pelos animais”, criticando ainda o facto de se tratar de “um espetáculo que é pago por todos, através dos impostos”.

O protesto contou com participantes de vários pontos do país e com o apoio do partido PAN – Pessoas, Animais, Natureza e da CREA, uma associação local de defesa dos animais.

Os manifestantes desmobilizaram às 18h quando, na praça de touros, teve início a corrida.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

ASAE apreende mais de 4 toneladas de carne imprópria para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul - Unidade Operacional de Santarém, procedeu, no final da semana passada, à execução de quatro mandados de busca, realizados “no âmbito do combate ao crime de abate clandestino e comercialização de géneros alimentícios anormais avariados ou corruptos”, nos concelhos de Batalha e Caldas da Rainha.

carne

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161