Q

Previsão do tempo

22° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 20° C
22° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 20° C
22° C
  • Wednesday 24° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 21° C

Cadaval acolheu 1400 escuteiros do Oeste

18 de Agosto, 2015
O Cadaval acolheu o 13.º Acampamento dos Escuteiros do Núcleo do Oeste (ACANUC), evento que envolveu 1400 escutas de toda a região numa atividade que pretende divulgar o escutismo, promover a partilha de experiências e reforçar a união entre agrupamentos.
Hora da refeição

Assunção Cristas, ministra da Agricultura e do Mar, foi uma das presenças oficiais. Ali estiveram, também, o cardeal patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, para além dos presidentes dos municípios do Cadaval e Bombarral, respetivamente José Bernardo Nunes e José Manuel Vieira,

Segundo Rui Pedro, chefe do Núcleo do Oeste do Corpo Nacional de Escutas, o mega-acampamento oestino decorreu na Quinta do Vale da Palha devido não só à localização geográfica, mas também às infraestruturas existentes, o envolvimento dos agrupamentos e os apoios das entidades locais.

O primeiro acampamento aconteceu em 1972, em Peniche, quando no Oeste não existiriam mais de 200 a 300 escuteiros. “A realização periódica deste evento foi fundamental para a divulgação e promoção do escutismo no Oeste e para a formação de uma forte identidade oestina, que mantém este núcleo forte e unido, como poucos”, refere Rui Pedro.

Se para as crianças representam a oportunidade de conhecer uma “realidade associativa mais abrangente”, para os animadores cria possibilidade de estarem com novos e velhos amigos, “alimentando a chama” do serviço escutista.

Pedagogicamente, este tipo de encontros constitui, de acordo com o responsável, um estímulo e uma ocasião para “elevar e nivelar a qualidade do trabalho”, sendo ainda uma oportunidade de dar a conhecer o Núcleo do Oeste à comunidade em geral.

Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Atribuição de 75 bolsas de estudo nas Caldas

Decorre até 12 de novembro o prazo para apresentação das candidaturas para atribuição de 75 bolsas de estudo, no valor unitário de 800 euros, relativas ao ano letivo 2021/2022, destinadas a alunos oriundos de agregados familiares carenciados que pretendam prosseguir estudos em estabelecimentos de ensino superior sediados fora do concelho das Caldas da Rainha.

pexels stanley morales 3186386

Clube de Leitura presencial

A Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha acolhe a realização do Clube de Leitura em formato presencial, organizado pelas leitoras Marta Ambrósio e Elisa Santos, no dia 30 de outubro, pelas 15h00.

Concerto “Música e Monumentos”

O Largo da Igreja, no Bombarral, foi palco, na noite do passado sábado, do concerto “Música e Monumentos”, pela Banda de Música do Círculo de Cultura Musical Bombarralense.

banda