Q

Previsão do tempo

13° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 17° C
13° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 17° C
13° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 18° C

Cadaval acolheu 1400 escuteiros do Oeste

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Cadaval acolheu o 13.º Acampamento dos Escuteiros do Núcleo do Oeste (ACANUC), evento que envolveu 1400 escutas de toda a região numa atividade que pretende divulgar o escutismo, promover a partilha de experiências e reforçar a união entre agrupamentos.
Hora da refeição

Assunção Cristas, ministra da Agricultura e do Mar, foi uma das presenças oficiais. Ali estiveram, também, o cardeal patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, para além dos presidentes dos municípios do Cadaval e Bombarral, respetivamente José Bernardo Nunes e José Manuel Vieira,

Segundo Rui Pedro, chefe do Núcleo do Oeste do Corpo Nacional de Escutas, o mega-acampamento oestino decorreu na Quinta do Vale da Palha devido não só à localização geográfica, mas também às infraestruturas existentes, o envolvimento dos agrupamentos e os apoios das entidades locais.

O primeiro acampamento aconteceu em 1972, em Peniche, quando no Oeste não existiriam mais de 200 a 300 escuteiros. “A realização periódica deste evento foi fundamental para a divulgação e promoção do escutismo no Oeste e para a formação de uma forte identidade oestina, que mantém este núcleo forte e unido, como poucos”, refere Rui Pedro.

Se para as crianças representam a oportunidade de conhecer uma “realidade associativa mais abrangente”, para os animadores cria possibilidade de estarem com novos e velhos amigos, “alimentando a chama” do serviço escutista.

Pedagogicamente, este tipo de encontros constitui, de acordo com o responsável, um estímulo e uma ocasião para “elevar e nivelar a qualidade do trabalho”, sendo ainda uma oportunidade de dar a conhecer o Núcleo do Oeste à comunidade em geral.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Exposição de Thiago Gadelha

O Espaço AbraçAr-te, na Rua Principal, 56, na Mata de Porto Mouro, em Santa Catarina, acolhe a exposição "O Quarto”, de Thiago Gadelha, inaugurada no dia 20 de abril.

Caldense vice-campeão nacional em triatlo cross

No dia 20 de abril decorreu o Campeonato Nacional de Triatlo Cross na Golegã, onde o atleta caldense Diogo Carvalhinho se sagrou vice-campeão nacional no seu escalão (20-24 anos), com o tempo de 2h26m04s.

diogo