Q

Previsão do tempo

15° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 19° C
15° C
  • Thursday 21° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 20° C
15° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 20° C

Lar e residências para pessoas com deficiência na Nazaré

Mariana Martinho
5 de Agosto, 2015
A diretora do Centro Distrital da Segurança Social de Leiria, Maria do Céu Mendes, visitou a empreitada Solar da Praia, Lar Residencial e Residência Autónoma da Cercina (Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas – Nazaré), na passada quarta-feira, onde anunciou que a instituição vai receber um apoio do Instituto da Segurança Social, no valor de 90 mil euros, destinado à aquisição de uma viatura e ao reequilíbrio financeiro da organização.
Visita à empreitada Solar da Praia, Lar Residencial e Residência Autónoma da Cercina

Esta visita teve como objetivo permitir que a diretora do Centro Distrital da Segurança Social de Leiria verificasse em que ponto se encontra a obra em curso. Segundo o presidente da Direção da Cercina, Joaquim Pequicho, está ser construída uma obra “em tempo record”.

Para o presidente da Cercina, o apoio agora anunciado “vai ao encontro de uma sequência de diligências realizadas pela direção no sentido de garantirsustentabilidadepara ainstituição e corrigir insuficiência que resulta do quadro de financiamento as estas organizações”.

A nova obra da instituição vai contemplar os serviços de lar residencial e residência autónoma, que segundo Joaquim Pequicho, responderá “às necessidades a nível residencial de 25 pessoas”. Também pretende ser uma casa que consiga dar resposta social para garantir a dignidade e qualidade de vida das pessoas, com deficiência intelectual e/ou multideficiência do concelho da Nazaré e da região.

“Esta obra tem a principal preocupação de eliminar as barreiras arquitetónicas na zona envolvente bem como a construção de uma horta biológica, nas traseiras do edifício, destinada aos utentes”, acrescentou.

A Cercina assinou em Aveiro um protocolo que permite à instituição integrar a nova Rede de Gabinetede Inserção Profissional (GIP),estrutura que no concelho daNazaré foi assegurada pelaConfraria durante váriosanos.

Joaquim Pequicho considera que “este serviço em complemento com a nossa resposta de CQEP – Centro para a Qualificação e o EnsinoProfissionale a resposta deFormação Profissional é importante para o desenvolvimento e consolidação do projeto Cercina, mas essencialmente éfundamentalparao concelho da Nazaré, evitando a deslocação da população aos serviços de emprego de Alcobaça”.

“O Gabinetede inserção Profissional da Cercina é um instrumento de proximidade fundamental para o desenvolvimento de umamelhor parceria com os agentes locais de emprego,particularmentecom as entidades da economia social e empresas do concelho”, referiu.

Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Vinhos da região no livro “A Alma dos Vinhos de Lisboa”

Foi lançado no passado dia o livro “A Alma dos vinhos de Lisboa”, que aborda a história da Região Demarcada de Lisboa, bem como o seu território, as suas quintas e os seus vinhos. Nesta obra, que foi promovida pela Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa constam a Adega Cooperativa da Vermelha, no Cadaval, a Companhia Agrícola do Sanguinhal, no Bombarral, e a Adega Cooperativa da Lourinhã.

livro 1

FOLIO recebeu 20 mil visitantes ávidos de conhecer novos autores

Após um ano de interrupção, devido à pandemia, o FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos voltou a ter casa cheia, para assistir a tertúlias, apresentações de livros, workshops, concertos e outras iniciativas, que atraíram cerca de 20 mil visitantes, ávidos de conhecer novos autores e assistir a espetáculos. O evento literário, que envolveu 469 oradores e dinamizadores de atividades, regressa no próximo ano, entre 6 e 16 de outubro, sob o tema “O Poder”.

balanco folio