Q

Previsão do tempo

21° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 21° C
21° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 19° C
22° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 21° C
Homenagem a várias gerações

Antigos nadadores-salvadores na Nazaré regressam à praia

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Quinze nadadores-salvadores que contribuíram para que centenas de banhistas não perdessem a vida entre as décadas 50 e 90 do século passado, na praia da Nazaré, participaram no passado domingo, usando vestimentas da época, numa homenagem que incluiu vários simulacros de salvamento realizados perante milhares de pessoas e que serviu para sensibilizar para a importância da missão desempenhada.
Ângelo Pietra, de 65 anos, considerou que o evento foi “uma justa homenagem”

A iniciativa, levada a cabo pela atual associação de nadadores-salvadores, permitiu constatar a evolução dos instrumentos ao dispor. “Dantes os banheiros, como eram chamados, iam buscar as vítimas com os seus braços e apenas uma boia e bola esférica, hoje temos carrinhas, motas de água, boias-torpedo e cintos de salvamento, o que é uma grande vantagem em relação à altura”, relatou Daniel Meco, presidente da associação.

Joaquim Paparrola, de 48 anos, comentou que “tínhamos pouco material mas em termos de efetivos eramos muito bons”. Ângelo Pietra, de 65 anos, considerou que o evento “é uma justa homenagem à função que cumprimos”, enquanto que um dos participantes mais velhos, Jorge Mariano, de 80 anos, disse que o regresso à praia fê-lo lembrar “das miúdas de outros tempos”.

Quem está na praia reconhece que há aventuras arriscadas que poderiam ser evitadas. “As pessoas sempre se arriscaram muito no mar. Vêm para a praia e não têm a noção do perigo”, lamentou Sónia Conde, banhista. Mas, felizmente, há quem compreenda a função do nadador-salvador. “É uma coisa boa, estamos mais vigiados na praia e sentimo-nos mais protegidos”, referiu António José, banhista.

Lourenço Gorricha, comandante da capitania da Nazaré, declarou que “foi muito interessante cruzar várias gerações e verificar a evolução que tem ocorrido nesta profissão, que está consagrada desde a publicação de legislação no ano passado com caraterísticas bem definidas”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Workshop de Forró 

A Associação Óbidos Dance organiza um Workshop de Forró com a colaboração do Espaço Baião - Centro Cultural e Escola de Dança, no dia 18 de maio, entre as 16h00 e as 18h00, no Largo de São Marcos, nas Gaeiras.

workshop forro

Colóquio “Portugal na Idade do Gelo”

A Arméria - Movimento Ambientalista de Peniche e o Rotary Clube de Peniche organizam no dia 10 de maio, pelas 21h00, no Auditório Municipal de Peniche, o colóquio "Portugal na Idade do Gelo: do sistema do Almonda à Gruta do Caldeirão, passando pela Furninha", tendo como orador convidado João Zilhão.

7ª Festa da Flor no Bairro Azul

A Associação Moradores e Amigos do Bairro Azul vai realizar a 7ª Festa da Flor nos dias 25 e 26 de maio, entre as 10h00 e as 22h00.

azul 1