Q

Previsão do tempo

9° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 9° C
  • Thursday 13° C
8° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 9° C
  • Thursday 13° C
8° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 9° C
  • Thursday 13° C

Workshop de Escultura em Pedra no Centro de Artes

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Câmara Municipal das Caldas da Rainha e o Centro de Artes organizaram um workshop de escultura em pedra, entre os dias 22 e 31 de julho, coordenado pelo artista Vítor Reis.
O workshop decorreu durante dez dias no Centro de Artes

Esta iniciativa decorreu nos jardins do Centro de Artes, em horário laboral, dando oportunidade a quatro inscritos (nacionais e internacionais) de aprenderem o essencial para conceber uma escultura em pedra.

José Antunes, diretor do Centro de Artes das Caldas da Rainha, disse ao JORNAL DAS CALDAS, que” o workshop funcionou durante dez dias, dentro da prática da escultura e aprendizagem das técnicas de iniciação”.

Segundo José Antunes, o workshop dividiu-se por etapas, sendo que teve início com a fase de receção, “para os alunos perceberem onde estão, e posteriormente o formador explicou os procedimentos de segurança de todos os equipamentos que foram utilizados e, por fim, a parte prática”.

Nos primeiros dias, cada formando teve a oportunidade de amadurecer e desenvolver o seu projeto, dentro dos meios e dimensões que o espaço dispõe.

“Nós somos um centro de artes associado à componente da escultura, e nesse sentido este ensino/ divulgação da prática para nós faz todo o sentido”, adiantou, apontando ser importante formar pessoas para que continue a existir interesse nesta técnica, que “é muito difícil de fazer por meios próprios e que o centro disponibiliza a quem nos procura”.

Vítor Reis, escultor e formador, salientou que este workshop começou com uma pequena apresentação do espaço, para que as pessoas se adaptassem e depois “começámos pelos diferentes tipos de pedra que há, ferramentas, pequeno exercício de corte e, por fim, uma ideia ou projeto para desenvolver no decorrer do workshop”.

Durante a iniciativa, os formandos tiveram oportunidade de trabalhar com mármore e calcário, sendo no fundo, segundo o escultor, “um transferir de conhecimentos e de experiências”.

“Espero que as pessoas saiam deste workshop cheias de vontade de continuar e de repetir a experiência”, manifestou.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

PSP combate criminalidade em bares e ruas no centro das Caldas

Uma operação desenvolvida pela PSP das Caldas da Rainha na noite da passada sexta-feira e madrugada de sábado, tendo como alvo bares no centro da cidade e ruas nas proximidades, com o objetivo de “prevenir a criminalidade violenta e grave ou organizada e aumentar o sentimento de segurança na população”, originou a detenção de quatro homens, com idades entre 21 e 28 anos, pelos crimes de tráfico de droga, posse de arma proibida e condução em estado de embriaguez.

psp1

Lions formaliza entrega de verba de espetáculo solidário

O Lions Clube das Caldas da Rainha fez no passado dia 30 uma entrega formal ao Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) da verba apurada no concerto solidário com o maestro e pianista António Victorino d’Almeida e trio de Pedro Caldeira Cabral....

lions

Desfile equestre apresentou reis do carnaval das Caldas

Luís Ventura, de 47 anos, e Mariana Mortágua, de 22 anos, foram escolhidos para serem os reis do carnaval das Caldas da Rainha, encarnando as personagens Zé Povinho e Maria da Paciência, respetivamente, criações de Rafael Bordalo Pinheiro como caricaturas do povo português.

reis00