Q

Previsão do tempo

20° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 23° C
20° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 23° C
20° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 24° C

Workshop de Escultura em Pedra no Centro de Artes

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Câmara Municipal das Caldas da Rainha e o Centro de Artes organizaram um workshop de escultura em pedra, entre os dias 22 e 31 de julho, coordenado pelo artista Vítor Reis.
O workshop decorreu durante dez dias no Centro de Artes

Esta iniciativa decorreu nos jardins do Centro de Artes, em horário laboral, dando oportunidade a quatro inscritos (nacionais e internacionais) de aprenderem o essencial para conceber uma escultura em pedra.

José Antunes, diretor do Centro de Artes das Caldas da Rainha, disse ao JORNAL DAS CALDAS, que” o workshop funcionou durante dez dias, dentro da prática da escultura e aprendizagem das técnicas de iniciação”.

Segundo José Antunes, o workshop dividiu-se por etapas, sendo que teve início com a fase de receção, “para os alunos perceberem onde estão, e posteriormente o formador explicou os procedimentos de segurança de todos os equipamentos que foram utilizados e, por fim, a parte prática”.

Nos primeiros dias, cada formando teve a oportunidade de amadurecer e desenvolver o seu projeto, dentro dos meios e dimensões que o espaço dispõe.

“Nós somos um centro de artes associado à componente da escultura, e nesse sentido este ensino/ divulgação da prática para nós faz todo o sentido”, adiantou, apontando ser importante formar pessoas para que continue a existir interesse nesta técnica, que “é muito difícil de fazer por meios próprios e que o centro disponibiliza a quem nos procura”.

Vítor Reis, escultor e formador, salientou que este workshop começou com uma pequena apresentação do espaço, para que as pessoas se adaptassem e depois “começámos pelos diferentes tipos de pedra que há, ferramentas, pequeno exercício de corte e, por fim, uma ideia ou projeto para desenvolver no decorrer do workshop”.

Durante a iniciativa, os formandos tiveram oportunidade de trabalhar com mármore e calcário, sendo no fundo, segundo o escultor, “um transferir de conhecimentos e de experiências”.

“Espero que as pessoas saiam deste workshop cheias de vontade de continuar e de repetir a experiência”, manifestou.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Livro de Inês Sofia “O segundo lado da perfeição” alerta para romances tóxicos

“O segundo lado da perfeição” é como se designa o livro da jovem Inês Sofia que foi lançado no passado dia 7 na Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, no Bombarral.
É o segundo livro da autora, de 19 anos, e é uma história de amor entre dois adolescentes. “É sobre um relacionamento abusivo. Os seus sinais, a forma como se expressa, a maneira como se faz sentir, e, principalmente, a culpa com que as vítimas ficam”, contou.

ines 1

Papagaios gigantes coloriram o céu na Foz do Arelho

O passado fim-de-semana foi de grande animação na Foz do Arelho, com diversos eventos a terem lugar, no âmbito do 2º Festival da Lagoa. No domingo, os papagaios tomaram conta do céu.

primeira

Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos continuam fechados ao fim de semana

A Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos no hospital das Caldas da Rainha, na Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste, vão continuar a não receber utentes entre as manhãs de sexta-feira e de segunda-feira e quem necessitar de assistência médica deverá dirigir-se ao Hospital de Santarém, pertencente à ULS da Lezíria.

urgencia