Q

Previsão do tempo

13° C
  • Monday 11° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 12° C
13° C
  • Monday 10° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 12° C
13° C
  • Monday 10° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 12° C

Rede Leonardo promove I Feira do Livro Solidário no Espaço abril

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Sessões de autógrafos com vários autores, animação musical, hora do conto e poesia vão invadir o Espaço abril, durante os próximos dias, no âmbito da I Feira do Livro Solidário, promovida pela Rede Leonardo em parceria com o Espaço abril, Jornal das Caldas, papelaria Vogal, associação de solidariedade social Olha-te e a Rádio Litoral Oeste (RLO).
A equipa responsável pelo evento solidário.

A Feira do Livro Solidário está em curso, desde sábado até este domingo, no Espaço abril, em pleno coração da cidade, mesmo em frente ao Parque Carlos I e a poucos metros do Hospital Termal,

O programa I Feira do Livro arrancou com uma sessão de autógrafos, com a autora Ana Cristina Pinto, do livro A Guardiã- O livro de Jade do Céu, que disse ao JORNAL DAS CALDAS, “ na verdade sugeri à rede Leonardo, que organiza-se uma feira do livro, para angariar fundos para as obras de construção de um canil e gatil para animais abandonados e de rua. A partir daí coube à associação abraçar o projeto”.

“Da minha parte só tive que entrar em contacto com as editoras e autores, que rapidamente dispuseram-se a abraçar esta iniciativa solidária”, esclareceu.

A iniciativa teve a ajuda de quinze voluntários da Rede Leonardo, que segundo a Presidente da Associação, Graça Rito, “contribuíram e muito para a organização de I Feira do Livro, com a finalidade de angariar fundos para os nossos animais, pagar as contas que os envolvem e ainda aproveitar para divulgar todo o trabalho da associação, sendo esse um dos fatores fundamentais do evento”. Além dos voluntários, também contou com o auxílio de várias pessoas que doaram mais de dois mil livros, em segunda mão, nos pontos de recolha espalhados pela cidade.

“Ao longo da semana, esta iniciativa vai proporcionar diversas atividades, que envolvem vários autores, na hora do conto e um ateliê de desenhos para as crianças, com acompanhamento musical”, adiantou.

A Feira encontra-se dividida por secções, onde podemos encontrar livros das editoras que são as novidades, tendo esses os preços praticados em feiras e que uma percentagem reverte a favor da causa. Também dispõe de livros técnicos, geográficos, romances, infantis e mistura de livros, em que os preços variam entre 1€ até 5€.

Igualmente podem visitar um cantinho dedicado aos mais pequenos, onde vai decorrer a hora do conto e uma secção para a sessão de autógrafos e apresentação de alguns livros com os respetivos autores.

Graça Rito também salientou que até agora o balanço da feira é “extremamente positivo, pois já conseguimos vender mais de quarenta livros, numa iniciativa que procura juntar o interesse pela leitura e ao mesmo tempo contribuir para uma ajuda solidária”.

Vítor Marques, presidente da união de freguesias das Caldas da Rainha, Nossa Sª do Pópulo, Coto e São Gregório, também fez questão de marcar presença na feira, salientado que “ este tipo de ações é muito importante para a cidade, sendo um projeto que junta as instituições em honra de uma causa nobre”.

A Rede Leonardo decidiu juntar-se ao Espaço abril, numa tentativa de divulgar os livros e associação, sendo esta uma parceria, que segundo o autarca “resulta neste evento que considero importante para a cultura da cidade e faço questão que a Junta colabore nestas iniciativas”.

António Freitas, do Espaço abril também interveio na inauguração referindo que para “nós é uma honra estabelecer esta parceria com a Rede Leonardo para a organização deste evento solidário, atendendo aos objetivos de louvar a cidade, a nível cultural”.

No seguimento do evento, a Rede Leonardo apresenta nesta quarta-feira a Hora do conto, (15h) com Cristina Aleixo – A Joaninha e o Jardim Encantado- Capital Books e ainda uma sessão de autógrafos com Ana Cristina Pinto – A Guardiã e o Livro de Jade do Céu- Capital Books.

No dia 30 de julho às 15h00, decorre a Hora do Conto com Alberto Campos – Brincando com a Poesia e depois uma sessão de autógrafos com o autor Afonso Pereira – Um Estátua na Praça- Edições Vieira da Silva. Seguidamente, no dia 31 de julho, pelas 17h00 vai haver um encontro com leitores, Lisbeth Vermoesen – 460 gramas e depois uma sessão de autógrafos com a autora Maria Israel – A Redenção de Guadalest- Capital Books.

No sábado, dia 1 de agosto vai decorrer uma sessão de autógrafos e apresentação com o autor Fernando Caeiro – As Crianças São Muito Infantis- Bertrand Editores, e em seguida com a autora Madalena Condado – Yaggdrasil, Profecia de Sangue- Chiado Editora. Depois às 18h00 vai haver uma sessão com a autora Madalena Formigo – Os Tempos Antes das Almas- Chiado Editora e animal musical.

No último dia, domingo vai haver às 15h00 animação musical com Maria Colibri e duas sessões de autógrafos com Paula Duarte- Sem Pecado- Capital Books e Filipe Vieira Banco – O Dia em que Nasci- Capital Books.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Procissão das chouriças

Decorreram entre 20 e 22 de janeiro, em Valado dos Frades, na Nazaré, as Festas em Honra de São Sebastião, tendo o ponto alto sido a procissão, em que participaram dezenas de grupos com os seus andores de oferendas e devoção religiosa, e o famoso leilão das...

chouricas

Óbidos no Congresso Nacional de Desporto

No passado dia 23 de janeiro realizou-se em Barcelos o Congresso Nacional de Municípios Amigos do Desporto, com a participação de 167 autarquias, entre as quais a de Óbidos, tendo sido partilhadas algumas práticas de programas desenvolvidos em diferentes...

congresso

7.ª Entrega de “Kits Recém-Nascido”

Decorreu no passado dia 16, no Auditório dos Paços do Concelho do Cadaval, a sétima entrega de Kits Recém-Nascido, no âmbito do projeto "Oeste +Grávida". A cerimônia contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, José Bernardo Nunes, e de Carla Serrenho...

kit