Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C
14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C
15° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 16° C

O artista caldense, Carlos Oliveira criou escultura de “Cristo e seus Apóstolos”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O escultor e ceramista caldense, Carlos Oliveira é o autor dos elementos escultóricos, da Igreja de São Joaquim e Santana, em Porto Salvo (Oeiras). Trata-se de um conjunto representativo de “Cristo e seus Apóstolos” e os santos Joaquim e Ana, pais de Nossa Senhora que estão no interior do templo.
“Cristo e seus Apóstolos” na Igreja de São Joaquim e Santana, em Porto Salvo (Oeiras)

Com a altura de dois metros e trinta, as figuras de Cristo e seus apóstolos estão inseridas na parede que foi cuidadosamenteforradacomfolha de ouro pela esposa de Carlos Oliveira.

No passado domingo, no dia 26 de julho foi sagrada em Porto Salvo, a nova Igreja Paroquial dedicada a São Joaquim e Santa Ana. A Cerimónia foi presidida pelo Cardeal Patriarca de Lisboa D. Manuel Clemente que durante a homilia se referiu a Carlos Oliveira, como o “Escultor Caldense que conseguiu o milagre de dotar o novo templo com um conjunto monumental que ficará para sempre na memória e na história religiosa do Concelho de Oeiras”.

Foi com muito orgulho que Carlos Oliveira e sua família marcaram presença. Estiveram também presentes na cerimónia amigos caldenses de Carlos Oliveira que se sentiram vaidosos pelo fato do autor das esculturas de incontornável importância artística ser das Caldas da Rainha.

O artista tem outro trabalho dedicado ao Papa João Paulo II na praça/adro da Igreja de São Joaquim e Santana. É uma escultura, com 5,20 metros de altura que representa João Paulo II e foi inaugurado no dia 19 de julho.

A escultura foi modelada em barro e depois de feito o molde em silicone e fibra, foi feita uma reprodução final em alabastro.

Carlos Oliveira também fez a figura do Papa João Paulo II em bronze para comercializar. Uma destas peças que tem o peso de 12 quilos foi oferecida ao Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.

O convite para fazer os trabalhos monumentais foi feito ao escultor pela Irmandade de Nossa Senhora de Porto Salvo, depois de conhecer a Cruz que o escultor fez para entregar ao Papa Francisco.

O artista caldense demorou um ano e meio para fazer as esculturas que estão incluídas num espaço destinado ao Centro Social e Paroquial de Porto Salvo.

Para o conjunto representativo de Cristo e seus apóstolos, o artista captou sentimento e movimento. “O párocode Porto Salvo, padreAbílio Lucas, trabalhou comigo na caracterização e identificação de cada apóstolo”, explicou, o artista, acrescentando que lhe levou informação histórica, bíblica e teológica. “Aquilo que eu propus como obra deste grupo de apóstolos é que tiveram um caminho árduo, texturado mas brilhante, daí a parede forrada em folha de ouro”, explicou, Carlos, Oliveira, acrescentando que “o olhar destas figuras tinha que ser marcante e tocar cada visitante profundamente”. Para cada apóstolo, o artista teve em conta as origens e idade.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Proteção Civil com simulacros durante uma semana

Ao longo de mais de uma semana, entre 4 e 14 de março, o Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) das Caldas da Rainha realiza o Caldex’24, um programa que inclui exposição de meios e simulacros de incêndios, resgate no mar, roubo de automóvel e acidente de viação.

protecao1

Suspeito de homicídio terá sido ajudado

Luís Lopes, o homem acusado pelo Ministério Público (MP) de homicídio qualificado e profanação de cadáver do seu companheiro, em abril do ano passado, em Adão Lobo, no concelho do Cadaval, não será o único arguido a sentar-se no banco dos réus, no início do julgamento, a 18 de março, às 14h00, no Tribunal de Loures, sede da Comarca de Lisboa Norte.

crime

Ciclista da Ribafria venceu a primeira etapa da Taça de Portugal de Masters

Um ciclista do CRP Ribafria | Grupo Parapedra – Dinazoo – Riomagic venceu a primeira etapa da Taça de Portugal de Masters em Taveiro – Coimbra, no dia 25 de fevereiro. É uma corrida em que os atletas competem pela liderança entre escalões, sendo esta prova composta por cinco etapas.

ciclista