Q

Previsão do tempo

6° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 12° C
5° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 12° C
5° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 13° C
Ciclismo

Troféu Joaquim Agostinho com etapa em São Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Um pelotão de 12 nacionalidades, formado por 150 corredores, em representação de 19 equipas, vai disputar, de 9 a 12 de julho, a 38.ª edição do Grande Prémio Internacional de Torres Vedras - Troféu Joaquim Agostinho. A corrida portuguesa que integra há mais tempo ininterruptamente o calendário internacional é, em 2015, claramente vocacionada para trepadores, num ano em que será disputada pelo maior pelotão de sempre. Duas das três etapas em linha terminam em alto e a outra fica marcada pelo sobe e desce do circuito de Torres Vedras. A exceção é o prólogo, um contrarrelógio individual de 8 quilómetros, a disputar, a partir da 17h00, de dia 9, no Turcifal.
Sessão de apresentação do evento

A primeira etapa em linha, no dia seguinte, marca a chegada das grandes dificuldades. São 155,5 quilómetros, entre a Adega Cooperativa de S. Mamede da Ventosa e o alto de Montejunto. A meta coincide com uma contagem de montanha de primeira categoria. É uma escalada de 5,9 quilómetros (desde Pragança) com uma inclinação média de 7,4 por cento.

A segunda etapa, no sábado, 11, começa no Parque Industrial Joper, no Ameal, Torres Vedras, e termina no centro da cidade torriense, depois de percorridos 143 quilómetros, que incluem o tradicional Circuito de Torres Vedras, proporcionando ao público a oportunidade de ver os corredores em diferentes ocasiões, uma vez que a etapa só encerra à quinta passagem pela meta.

A corrida termina no dia 12 com a viagem mais longa, 172,4 quilómetros entre S. Martinho do Porto e o Parque Eólico da Carvoeira. A meta coincide com uma contagem de montanha de terceira categoria, mas antes de ali chegarem os corredores terão já ultrapassado outras duas subidas pontuáveis para a classificação dos trepadores.

A lista provisória de participantes conta com os melhores corredores das equipas portuguesas, que terão nesta corrida o último teste antes da Volta a Portugal, assim como equipas estrangeiras de jovens valores. Destacam-se duas formações de desenvolvimento de talentos ligadas a equipas do WorldTour, é o caso da AWT-Greenway, satélite da Etixx-QuickStep, e da Katusha continental, satélite do bloco homónimo da primeira divisão.

“É uma das provas âncora do ciclismo português, não só por ser um evento internacional, mas também porque se disputa numa região que gosta da modalidade e por homenagear o grande Joaquim Agostinho”, afirmou o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, na apresentação da corrida.

“Vamos andando na roda da União Desportiva do Oeste, que organiza o evento. Além da importância desportiva da corrida, há a importância social de recordar a memória de Joaquim Agostinho. Tudo faremos para que a conferência de imprensa do próximo ano já seja realizada no Museu Joaquim Agostinho, que será mais um instrumento importante para acolher a memória de Agostinho”, avançou o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Miguel.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Acidente de autarca cria polémica

O presidente da Câmara Municipal do Cadaval, José Bernardo Nunes, está envolvido numa polémica criada em redor de um acidente que teve quando dirigia o seu carro e embateu numa motociclista.

Suspeito de agressões indiciado por três crimes

Um homem de 39 anos que é suspeito de ter agredido um sobrinho, a sua mãe e uma militar da GNR, na noite da passagem de ano, no Cadaval, está indiciado por crimes de violência doméstica, ofensa à integridade física qualificada e de resistência ou coação, revelou a Procuradoria-Geral da República (PGR) à agência Lusa.

Liga 3 – Caldas Sport Clube – 1 Académica de Coimbra – 1

O Caldas recebeu no passado domingo no Campo da Mata, nas Caldas da Rainha, a Académica, na jornada 16 da Liga 3. O duelo foi equilibrado, tanto no domínio da posse de bola, como também nas oportunidades de golo e acabou empatado a um.

caldas1 1