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Óbidos está disponível no Google Maps e Street View

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Desde a passada segunda-feira que a Google, em parceria com a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), vai permitir fazer, através da ferramenta Street View, visitas virtuais à vila de Óbidos e a outras 56 novas maravilhas nacionais, naquela que é a maior atualização de sempre em Portugal.
Visita virtual à vila de Óbidos

Mosteiro dos Jerónimos, Mosteiro da Batalha, Palácio da Pena e Castelo de Guimarães são outros exemplos das “maravilhas portuguesas” que foram adicionadas às plataformas online da Google. A cerimónia decorreu na Torre de Belém, em Lisboa, e contou com a presença de várias personalidades, como o secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, o diretor da DGPC, Nuno Vassallo e Silva, da vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Óbidos, Celeste Afonso, entre outros.

Óbidos está incluído no projeto Maravilhas de Portugal, uma iniciativa que une a tecnologia Google Street View – que permite disfrutar, em 360 graus, de várias riquezas culturais únicas – e o Google Cultural Institute – um arquivo online de exposições e coleções que oferece apresentações virtuais acompanhadas pela história desses mesmos monumentos arquitetónicos.

Segundo Francisco Ruiz Antón, diretor de Políticas Públicas e representante da Google em Portugal e Espanha, “este projeto representa uma excelente oportunidade para a difusão da cultura e do património português, através da Internet”. “A forte aposta, por parte da Google, em democratizar o acesso à cultura, tornou possível que, a partir de agora, qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo, possa visitar e disfrutar de Maravilhas como o Mosteiro dos Jerónimos, o Palácio Nacional da Pena, Castelo dos Mouros, Palácio de Monserrate, vila de Óbidos e o Palácio Nacional de Queluz, entre muitas outras”, sublinhou o responsável.

“Tendo em conta que muitos utilizadores de Internet utilizam conteúdo existente na rede para escolher os seus destinos de férias, e que grande parte das pesquisas que realizam sobre turismo tem uma relação direta com a vertente cultural, acreditamos que tornar mais acessível os nossos monumentos, paisagens e património intangível é uma ferramenta imprescindível para a captação de turismo de qualidade e que assim podemos dinamizar, também, a economia portuguesa”, acrescentou Francisco Ruiz Antón.

Segundo a Google, depois de 62 dias a registar imagens e quase treze mil quilómetros em deslocações, há 57 novos pontos de atração que podem ser visitados virtualmente, incluindo mosteiros, palácios, jardins, recintos desportivos, parques de cidades, castelos e praias, entre outros.

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