Este projeto, oriundo do Brasil, chegou a terras portuguesas a 19 de junho de 2014, na praia da Carcavelos, por parte da Outsport, agência de comunicação e organização de eventos. O “Surf Salva”, projeto que resultou da parceria entre o ISN e o Lidl Portugal, consiste em ações de sensibilização e formação em salvamento e suporte básico de vida, no âmbito de dotar, não só os praticantes de desportos náuticos mas também o público em geral, de conhecimentos que os ajudem a prestar auxílio nestas mesmas situações.
A formação na praia da Foz do Arelho teve início com a explicação dos procedimentos por parte de Paulo Martins, formador de nadadores salvadores e examinador de cursos de nadador salvador. Após a teoria, veio a prática, na qual participaram vários banhistas.
Albano Viana, formador do ISN e surfista, lamentou não terem comparecido surfistas, visto que “é uma mais valia”, no entanto, “estamos a fazer isto pelo segundo ano e já está a dar frutos” disse.
No final da formação, o JORNAL DAS CALDAS falou com alguns dos participantes para saber a sua opinião sobre o evento. Jennifer Dias, de 19 anos, disse ter sido “muito interessante, já tinha conhecimento disto, pois sou estudante de fisioterapia, mas acho que é muito enriquecedora para a população em geral”. Diana Martins, de 24 anos, gostou muito e acha que “toda a gente devia fazer esta formação porque em todos os momentos do nosso dia a dia, podem-nos aparecer situações em que devemos socorrer uma vítima”. Celine Gaspar, de 32 anos, referiu que “ajuda imenso as pessoas a terem noção do que fazer, pelo menos a tentar ajudar ao máximo as equipas de saúde”.
“Toda a gente devia fazer esta formação, porque a qualquer momento podem precisar de nós e é sempre o primeiro passo para ajudar a salvar uma vida” acrescentou.
Durante todo o verão o “Surf Salva” vai percorrer Portugal, pelas várias praias de norte a sul, a oferecer gratuitamente formação de salvamento e no apoio a vítimas.
0 Comentários