Q

Previsão do tempo

8° C
  • Wednesday 9° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 12° C
8° C
  • Wednesday 9° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 12° C
6° C
  • Wednesday 9° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 12° C

Banhistas aprendem a fazer salvamentos na praia da Foz

Carolina Neves

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O "Surf Salva" esteve presente na praia da Foz do Arelho, na manhã do dia 21 de junho, com o objetivo de “dotar, principalmente os surfistas, visto que eles chegam à praia antes do nadador salvador e muitas vezes vão embora depois do nadador salvador, de conhecimentos que permitam, a qualquer momento, fazerem um salvamento e após isso continuarem com as manobras até à chegada de ajuda diferenciada", explicou o sargento Fidalgo, do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN).
Formação na praia da Foz do Arelho

Este projeto, oriundo do Brasil, chegou a terras portuguesas a 19 de junho de 2014, na praia da Carcavelos, por parte da Outsport, agência de comunicação e organização de eventos. O “Surf Salva”, projeto que resultou da parceria entre o ISN e o Lidl Portugal, consiste em ações de sensibilização e formação em salvamento e suporte básico de vida, no âmbito de dotar, não só os praticantes de desportos náuticos mas também o público em geral, de conhecimentos que os ajudem a prestar auxílio nestas mesmas situações.

A formação na praia da Foz do Arelho teve início com a explicação dos procedimentos por parte de Paulo Martins, formador de nadadores salvadores e examinador de cursos de nadador salvador. Após a teoria, veio a prática, na qual participaram vários banhistas.

Albano Viana, formador do ISN e surfista, lamentou não terem comparecido surfistas, visto que “é uma mais valia”, no entanto, “estamos a fazer isto pelo segundo ano e já está a dar frutos” disse.

No final da formação, o JORNAL DAS CALDAS falou com alguns dos participantes para saber a sua opinião sobre o evento. Jennifer Dias, de 19 anos, disse ter sido “muito interessante, já tinha conhecimento disto, pois sou estudante de fisioterapia, mas acho que é muito enriquecedora para a população em geral”. Diana Martins, de 24 anos, gostou muito e acha que “toda a gente devia fazer esta formação porque em todos os momentos do nosso dia a dia, podem-nos aparecer situações em que devemos socorrer uma vítima”. Celine Gaspar, de 32 anos, referiu que “ajuda imenso as pessoas a terem noção do que fazer, pelo menos a tentar ajudar ao máximo as equipas de saúde”.

“Toda a gente devia fazer esta formação, porque a qualquer momento podem precisar de nós e é sempre o primeiro passo para ajudar a salvar uma vida” acrescentou.

Durante todo o verão o “Surf Salva” vai percorrer Portugal, pelas várias praias de norte a sul, a oferecer gratuitamente formação de salvamento e no apoio a vítimas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Atividade cirúrgica da neoplasia da mama regressa ao Hospital

A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde revogou a suspensão da atividade cirúrgica, no âmbito da neoplasia da mama na Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO), nas Caldas da Rainha, confirmou o conselho de administração da ULSO, o que significa que está de regresso.

cancro

Cara de Espelho no CCC

Cara de Espelho atua no dia 18 de janeiro, pelas 21h30, no Grande Auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.

cara