A Câmara Municipal das Caldas da Rainha anunciou que pretende avançar com uma intervenção de consolidação do Penedo Furado, depois de os fortes ventos da última semana terem provocado a queda de partes daquele monumento geológico na Foz do Arelho.
“Registou-se a queda de algumas partes do Penedo e a situação já foi avaliada pelos técnicos da câmara, que consideraram necessário pedir uma avaliação ao LNEC (Laboratório Nacional de Engenharia Civil) para evitar que o risco de queda de sedimentos aumente”, disse o vice-presidente da autarquia, Hugo Oliveira, à agência Lusa.
Segundo o autarca, a queda de sedimentos do penedo “agravou-se com os fortes ventos”, o que levou a câmara a “pedir uma avaliação urgente para determinar que tipo de consolidação terá de ser feita”, para evitar o risco de o monumento geológico ruir.
O executivo espera que o LNEC responda à solicitação o mais rapidamente possível para que se possa avançar com a intervenção no monumento, que é uma das atrações turísticas da Foz do Arelho.
Localizado na margem norte da Lagoa de Óbidos, o Penedo Furado é um enorme rochedo com milhões de anos, onde a erosão fez uma abertura em forma de arco.
0 Comentários