Q

Previsão do tempo

21° C
  • Monday 29° C
  • Tuesday 31° C
  • Wednesday 26° C
22° C
  • Monday 30° C
  • Tuesday 33° C
  • Wednesday 27° C
22° C
  • Monday 35° C
  • Tuesday 37° C
  • Wednesday 31° C

MVC fala da Lagoa de Óbidos no “21 às 21”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Decorreu na passada quinta-feira, na sala de conferências da União de Freguesias de N. Sra. do Pópulo, Coto e S. Gregório, o já habitual “21 às 21”, promovido pela Associação MVC - Movimento Viver o Concelho, sob o tema “Sistemas lagunares e costeiros”, designadamente a lagoa de Óbidos, apresentado e abordado por Teresa Serrenho, responsável do MCV, e Carlos Ferreira, especialista na temática.
Teresa Serrenho e Carlos Ferreira

Uma sala repleta e participativa debateu a complexidade de fatores que atuam sobre a lagoa de Óbidos, bem como a interdependência entre eles, tendo sido realçada a importância da lagoa pela sua riqueza económica e pelo valor social e ecológico. Foram também discutidas as soluções encontradas para os diversos problemas que a lagoa enfrenta e que nem sempre são as mais adequadas, sendo defendida a necessidade de um plano integrado de gestão, estratégico, que envolva, pelo menos, os Municípios em que a lagoa se insere, Caldas da Rainha e Óbidos.

Segundo foi referido, o plano integrado de gestão não deve passar pela proteção integral, com proibição de todas as atividades, mas projetar uma gestão sustentável que permita salvaguardar o habitat e as espécies que integram a lagoa, apontando para uma utilização racional que mantenha os valores culturais, económicos e sociais que fazem da lagoa de Óbidos um espaço natural a preservar, mas também um local em que a atividade turística de qualidade, a pesca, a agricultura, a floresta e as atividades náuticas e de lazer, constituam fatores económico-sociais a defender.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Mural no Bairro da Ponte está a ser pintado por crianças

O muro da ponte sobre o caminho de ferro que une as duas freguesias da cidade das Caldas da Rainha, no Bairro da Ponte, está agora a ser utilizado como espaço criativo para as crianças pintarem, englobadas em atividades de ATL.

mural 1

Detido com faca após zaragata no Parque

Um indivíduo de 26 anos foi detido pela PSP das Caldas da Rainha no Parque D. Carlos I quando tinha abandonado uma faca de mato, com uma lâmina com comprimento superior ao legalmente permitido, após ter estado envolvido numa zaragata com outro homem.

parque1 1

Líder do PCP diz que a construção do novo hospital do Oeste é uma opção do Governo 

O secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, esteve na Festa de Verão do PCP, junto ao Penedo Furado, na Foz do Arelho, no passado dia 14, e disse que a construção do novo hospital do Oeste nesta legislatura é “uma questão de opção do Governo”. “Não me venham dizer que não há dinheiro, é mentira. São precisas opções”, afirmou.

PCP 1