Q

Previsão do tempo

16° C
  • Monday 28° C
  • Tuesday 32° C
  • Wednesday 27° C
16° C
  • Monday 30° C
  • Tuesday 34° C
  • Wednesday 29° C
16° C
  • Monday 34° C
  • Tuesday 38° C
  • Wednesday 33° C

ANAE desenvolveu atividades pedagógicas nas escolas das Caldas

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Associação Nacional de Animação e Educação (ANAE) termina mais um ano letivo em que desenvolveu atividades nos jardins de infância e escolas da rede pública do concelho das Caldas da Rainha. A ANAE existe desde 2005 e procura desenvolver atividades (culturais, artísticas, sociais, pedagógicas e educativas) ligadas às autarquias, instituições e/ou organismos públicos ou particulares. Também estimula a inovação das práticas pedagógico-educativas e incentiva a participação dos associados e em geral nas atividades desenvolvidas pela ANAE.
Projeto de sensibilização à língua inglesa no jardim de infância do Avenal

Uma das principais atividades realizadas ao longo de 2014/2015 foi a iniciativa de sensibilização à língua inglesa nos jardins de infância.

Lina Lemos, colaboradora do projeto de inglês no pré-escolar, salientou que a ANAE existe há vários anos com “o intuito de poder facultar vários serviços na área de educação e de formação, não só de crianças mas também de adultos”.

“A ANAE tem estado ligada ao projeto de sensibilização à língua inglesa, no pré-escolar público ou privado, sendo um fenómeno inovador que aos poucos vai ganhando impato, graças a componente de beneficiar as crianças do concelho no sentido de prepará-los para o futuro”, indicou.

Este projeto conta com a parceria da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria e da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, que permite que a iniciativa seja implementada em todos os jardins de infância dos agrupamentos escolares do concelho. No total são quarenta grupos escolares, distribuídos por quatro profissionais (Lina Lemos, Teresa Silva, Helena Santos e Mafalda Silva).

“A Câmara permite que nós, enquanto profissionais, estejamos no campo, proporcionando às famílias menos um encargo financeiro e nesse sentido o projeto é inovador. Assim a Câmara apostou em dar continuidade ao projeto que existe há vários anos, sendo este o segundo ano consecutivo”, explicou Lina Lemos.

A ação pretende sensibilizar as crianças (3 aos 5 anos) do pré-escolar, para a língua inglesa. Propõe ainda desenvolver competências comunicativas que não se fecham na língua estrangeira, promover a igualdade de oportunidades num contexto europeu e facilitar a transição para os níveis mais avançados de escolaridade, nos quais outras línguas fazem parte do currículo.

As sessões de inglês em contexto pré- escolar público funcionam durante o horário letivo, durante 45 minutos, nas quais as atividades a desenvolver com as crianças estão relacionadas com as temáticas desenvolvidas pelas suas educadoras.

As metodologias a aplicadas são de caráter lúdico e predominantemente oral (canções, rimas, jogos, histórias, lengalengas e outras que se mostrem adequadas), contribuindo para estimular “o interesse e curiosidade das crianças, tendo em conta a experiência escolar, as vivências, idade e restantes fatores facilitadores da aprendizagem da língua estrangeira duma forma global”.

“Esta é a ideia principal de criarmos um laço afetivo com a língua inglesa, sabemos que estamos a criar seres humanos que no futuro vão sentir-se mais confiantes e mais capazes de crescer”, referiu Lina Lemos.

Em relação a este ano letivo, a professora classificou como um ano fenomenal, “quer da parte da ANAE quer dos profissionais, pois a recetividade de todas as famílias tem sido extremamente positiva, graças à ajuda dos excelentes profissionais dos agrupamentos (direção, coordenação, docentes e não-docentes) que fazem com que no final o balanço seja muito positivo”.

“As crianças que estão abrangidas por estes projetos têm beneficiado imenso e creio que a longo prazo estes frutos vão ser colhidos, nas escola primária ou nos ensinos posteriores”, disse Lina Lemos.

Além deste projeto, a associação também dispõe de outras atividades ligadas às áreas da terapia da fala, apoio à família, saúde e bem-estar, crianças com necessidades educativas especiais, música, educação física, nutrição e chinês (turmas do 1ºano).

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Distribuição de kits de primeiros socorros reforça segurança

O município de Óbidos concretizou a aquisição de 50 kits de primeiros socorros como parte de uma estratégia para melhorar a segurança de utentes e profissionais em espaços municipais. Os equipamentos serão distribuídos por escolas, jardins de infância, atividades de tempos livres (ATL) e outros serviços, visando aumentar a capacidade de resposta a emergências.

kits

“Semana Sénior” com passeios

O Serviço de Ação Social do Município do Cadaval voltou a promover a “Semana Sénior”, que decorreu de 1 a 5 de julho e contou com mais de 250 participantes. Castelo de Vide, Coruche, Lisboa, Nisa e Porto de Mós foram as localidades visitadas nesta edição.

semana

Viola amarantina chega ao CCC

O músico e compositor natural de Vila Real, Rui Fernandes, continua a sua digressão pelo país a apresentar a sua mestria na viola amarantina, instrumento tradicional de cinco ordens de cordas duplas, originário da região de Amarante. No dia 26 de julho, às 21h30, atua em quarteto, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.

viola