Q

Previsão do tempo

29° C
  • Tuesday 29° C
  • Wednesday 27° C
  • Thursday 22° C
29° C
  • Tuesday 29° C
  • Wednesday 29° C
  • Thursday 22° C
35° C
  • Tuesday 35° C
  • Wednesday 33° C
  • Thursday 24° C

10 de Junho ou 5 de Outubro?

José Saturnino

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Há séculos que nações e povos têm necessidade de celebrar o dia histórico do seu nascimento com identidade própria de nações independentes e livres. No caso português, respeitando a história e a tradição do Dia de Portugal, seria 5 de Outubro. Em 5 de Outubro de 1143, pelo tratado de Zamora, Portugal tornou-se formalmente um estado independente. O que se deve celebrar é o dia do nascimento, e Portugal, efectivamente, nasceu a 5 de Outubro de 1143.

Nesse dia memorável, Portugal viu reconhecida a sua soberania como estado independente.

O 10 de Junho só se continua a celebrar por termos políticos sem memória ou que desconhecem a história do seu próprio país. Todos os portugueses de bom senso devem transformar o 5 de Outubro no verdadeiro dia de Portugal, por troca com o 10 de Junho.

Respeito a obra de Camões, e como admirador da obra e vida do maior poeta português, acredito que ele ficaria contente com a troca. Até porque ele em vida pediu para não voltar à terra. Ele sabia que nenhum português, por maiores feitos que tenha, feito merece ser colocado acima da Pátria. Devemos deixar Camões em paz, na sua campa rasa e verdadeira ou respeitar e homenagear no seu túmulo virtual dos Jerónimos a sua memória.

O dia 10 de Junho foi-nos imposto no início da primeira república numa tentativa desesperada para unir o povo. Os republicanos precisavam urgentemente de um herói para unir a nação feita em cacos, e o nome escolhido foi o de Camões. Curiosamente o herói que as elites do século XVI deixaram morrer na miséria. Aliás, o mesmo que fazem hoje aos antigos combatentes do ultramar.

Hoje em dia, o povo português não precisa mais de heróis, ate porque ele próprio já é um herói a remar contra a maré de ladrões corruptos. O povo português precisa é de pessoas com honra e dignidade. Precisa de uma prática para todos, de um país com identidade, com esperança e sem jugo. Não roubem mais os nossos sonhos. Não retirem da história o dia do nascimento de Portugal. Viva o 5 de Outubro, dia de Portugal e de todo o povo português.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Óbidos Criativa no Nacional de Masters com 14 pódios

O Clube de Natação Óbidos Criativa (OC) participou no Campeonato Nacional de Masters de Verão, realizado de 4 a 7 de julho no complexo de piscinas de São João da Madeira. Os nadadores de Óbidos alcançaram 14 pódios, com cada atleta a conquistar pelo menos um lugar no pódio.

Masters

Ministro assinala 100 dias de Governo no Cadaval

Para assinalar os primeiros 100 dias de governação, o PSD organizou, em todo o país, reuniões abertas aos militantes e simpatizantes, com a participação de um ministro. Foi neste contexto que, no passado dia 10, o ministro-adjunto da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, esteve no Cadaval.

ministro