Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C

USF Rainha D. Leonor comemora maio – mês do coração

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Aula de zumba e workshop de alimentação saudável Uma aula de Zumba Gold e um workshop de alimentação saudável, foram algumas das atividades organizadas pela Unidade de Saúde Familiar (USF) Rainha D. Leonor, do Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte, para assinalar “maio - mês do coração”,  com o objetivo de sensibilizar a população para a promoção da saúde e prevenção das doenças cardiovasculares.
Workshop sobre como tornar a comida mais saudável com ervas aromáticas e menos sal

Uma aula ao ar livre de zumba, no passado dia 9, no parque de estacionamento do Centro de Saúde, foi a primeira iniciativa, com a participação de cerca de 80 pessoas de todas as idades e de qualquer condição física. “Foi uma atividade alegre, divertida e que traz muitos benefícios à saúde física e psíquica”, disse Isabel Ramos, uma das médicas da USF Rainha D. Leonor.

A aula de zumba, coordenada por Patrícia Mendes, professora da modalidade nos Pimpões, destinou-se aos utentes da USF, mas era aberta a toda a população. Isabel Ramos destacou a boa adesão à iniciativa, sublinhando que foi uma boa forma de tirar de casa as pessoas, que estão “muito paradas”. Recordou que a obesidade continua a ser um grande problema da nossa sociedade e que em Portugal a principal causa de morte é oAVC(acidente vascular cerebral).

Uma hora depois de dançar, foram distribuídos água e fruta pelos participantes com o apoio daÁguas do Areeiro e do Pingo Doce.

Workshop de cozinha saudável com ervas aromáticas

No dia 12, no pólo das Caldasda Rainha da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste decorreu um workshop de alimentação saudável realizado pelos alunos do Curso de Técnicas de Cozinha/Pastelaria, orientados pelo chef Luís Tarenta.

Para esta iniciativa as médicas da USF Rainha D. Leonor convidaram 25 utentes com problemas de diabetes, hipertensão ou obesidade. “Qualquer um deles tem risco cardiovascular, portanto é fundamental incentivar práticas maissaudáveise equilibradas, como a alimentação, que é fundamental para a prevenção”, disse.

“O objetivo é também que estes participantes divulguem o que aprenderam”, adiantou Maria José Marques, coordenadora da Unidade de Saúde Familiar (USF) Rainha D. Leonor.

Luís Tarenta ensinou os participantes a cozinhar com menos sal e mais ervas aromáticas. “Uma das grandes dúvidas na nossa alimentação é como tornar a comida mais saudável sem prejudicar o sabor”, disse o chef, que fez os pratos substituindo o sal por ervas aromáticas. Utilizou cebolinho, salsa, tomilho e salicórnia, uma planta que nasce nas salinas usada como produto gourmet. “É uma erva salgada, saudável, que serve como tempero que substitui o sal”, explicou. Muitos dos participantes não conheciam esta planta rica em iodo, fósforo, zinco e vitaminas A, C e D, que apesar de habitualmente ser consumida fresca, também já é cozinhada e acompanha arroz e massa.

Aveludado de frango com ervas aromáticas, foi a entrada escolhida para este workshop e rolinhos de pescada escalfados com puré de aipo e brócolos, foi o prato de peixe. O prato de carne foi bife de peru grelhado com mandioca assada. Frutos vermelhos com gengibre e iogurte, foi a sobremesa.

No final da iniciativa todos os participantes degustaram os pratos no restaurante de aplicação num almoço de convívio.

Luísa Francos foi convidada para participar no workshop porque cozinha para o seu pai que é diabético e a sua mãe que é hipertensa. Ficou muita satisfeita com a formação e vai aplicá-la na cozinha.

“Aprendemos muito e vimos formas diferentes de cozinhar sem sal utilizando as ervas aromáticas para dar mais sabor”, disse, acrescentando que ficou a conhecer a “salicórnia que é uma erva espetacular para substituir o sal”. Gostava que houvesse mais destas iniciativas.

Fernanda Samagaio foi convidada pela sua médica de família porque é diabética e adorou o workshop, nomeadamente a informação sobre as ervas aromáticas.

No dia 23 vai decorrer uma caminhada às 9h30. O ponto de encontro é no Centro de Saúde e o percurso é até às piscinas municipais. A atividade será orientada por Ricardo Chambel.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR leva presentes de alunos a idosos

Alunos da turma 8C da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, prepararam presentes alusivos à páscoa para serem distribuídos por idosos que vivem no concelho.

idosos

Barbeiro desaparecido

Um barbeiro brasileiro, de 42 anos, está desaparecido desde 3 de março, havendo suspeitas de que se possa ter afogado no mar na Foz do Arelho, localidade onde residia, mas não havendo testemunhas todas as hipóteses estão em aberto, tendo o caso sido comunicado ao Ministério Público e à Polícia Judiciária.

desaparecido0