Q

Previsão do tempo

16° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 21° C
16° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 23° C
16° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 24° C

Medalhas de Mérito Municipal atribuídas a figuras e entidades caldenses

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O grande auditório do CCC foi mais uma vez palco da cerimónia de atribuição das medalhas do Município. Casa cheia para homenagear instituições, empresas, artistas, autarcas e outras personalidades, cujo percurso a autarquia entende ser digno de distinção. Este ano foram homenageadas 23 individualidades e instituições, tendo a Medalha de Honra do Município, a maior distinção, sido atribuída ao ex-presidente da Câmara, Fernando Costa. Foi atribuída a medalha de mérito cívico, desportivo e comercial ao ex-presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora do Pópulo, Vasco Oliveira.
Associação Cultural Desportiva e Recreativa de Lobeiros - Medalha de Dedicação Pública

Fernando Costa – Medalha de Honra do Município

Nicolau Borges, que escreveu o enquadramento histórico do livro “Salve-se (d)o Poder Local”, de Fernando Costa, lançado em julho de 2013, fez a apresentação do homenageado, que foi presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha ao longo de quase 28 anos.

Segundo o historiador, “foram quase três décadas geradoras de mudanças na paisagem municipal, projetadas no conforto e na afirmação ao nível da melhoria da qualidade de vida dos munícipes caldenses, decorrentes dos investimentos realizados nas infraestruturas básicas, nas vias de comunicação, na valorização da paisagem humana, urbana e rural, no parque educativo, no parque desportivo e infraestruturas culturais, como tão bem o exemplifica e comprova precisamente o digníssimo espaço em que decorre este nosso encontro comemorativo e cultural”.

Vasco Oliveira – Medalha Municipal de Mérito Cívico, Desportivo e Comercial

Foi jogador profissional de futebol e presidente da Direção do Caldas Sport Clube. Na Columbofilia foi Juiz Internacional Olímpico. Foi ainda fundador do Clube Sénior Caldense e da Universidade Sénior.

Na política entre janeiro de 1986 e setembro de 2013 foi o carismático presidente da Junta de Freguesia de Caldas da Rainha – Nossa Senhora do Pópulo (exercendo 7 mandatos, em 28 anos).

Foi ainda cofundador da Comissão Nacional Instaladora da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) e da delegação distrital de Leiria. Foi ainda vice-presidente do Conselho Diretivo da ANAFRE, vice-presidente da Mesa do Conselho Geral e do Congresso da ANAFRE.

António Noronha – Medalha de Mérito Agrícola (a título póstumo)

Com o objetivo de apoiar a agricultura local desenvolveu o projeto de construção de uma central fruteira, e em 1993, deu-se então a criação da cooperativa Frutalvor, em Alvorninha, da qual foi presidente até 2002.

ASAS-Associação Cultural Desportiva e Recreativa de Lobeiros – Medalha de Dedicação Pública

A Associação Cultural Desportiva e Recreativa de Lobeiros completou 25 anos de existência a 18 de abril. Foi fundada em reunião com os habitantes dos quatro lugares da área dos Lobeiros (Leirosa, Lobeiros, Louriceira e Baixinhos), para ajudar o desenvolvimento desta comunidade.

Joaquim Beato – Medalha Municipal de Mérito Comercial e Industrial

Em 1988 fundou a empresa Molde, reconhecida empresa do setor da cerâmica que sobreviveu às grandes crises deste setor e recentemente a um incêndio. Está ligado à Associação Industrial da Região Oeste, ao Cencal e à Escola Técnica Empresarial do Oeste.

Carlos Matos – Medalha Municipal de Mérito Comercial e Industrial

Nos anos 80 fez parte de diversas comissões de trabalho da Região de Turismo do Oeste. Nos anos 90 foi dirigente da Associação Comercial. Foi nestes 40 anos um empresário respeitado e de referência em Caldas da Rainha.

Hélder Faustino – Medalha Municipal de Mérito Agrícola (a título póstumo)

Foi presidente do Centro de Gestão Agrícola de Alvorninha entre 1998 e 2002, e manteve-se nos corpos sociais até 2014. Neste âmbito, passaram por ele projetos tão relevantes como a Barragem de Alvorninha, o Emparcelamento Rural, o Plano de Estruturação Agrária do Concelho de Caldas da Rainha, e o projeto da Frutalvor, de que foi sócio fundador e presidente

Rancho Folclórico e Etnográfico do Reguengo da Parada – Medalha de Dedicação Pública

O Rancho Folclórico e Etnográfico do Reguengo da Parada foi fundado a 1 de novembro de 1989, completando 25 anos de existência. É membro efetivo da Federação do Folclore Português e do Inatel e atuou em festivais internacionais.

Marco José – Medalha Municipal de Mérito Cultural

Durante 20 anos como cavaleiro tauromáquico conquistou vários triunfos e prémios em Portugal e em Espanha, e é hoje uma figura nacional do toureio.

Vítor d’Andrade – Medalha Municipal de Mérito Cultural

Vítor d’Andrade estreou-se profissionalmente nas artes em 1997. No teatro trabalhou com vários encenadores e no cinema com diversos realizadores.

Cristina Ramos e Horta – Medalha Municipal de Mérito Cultural

Doutorada com louvor e distinção, em História da Arte, pela Universidade de Lisboa, foi diretora e conservadora do Museu da Cerâmica durante cerca de 30 anos.

É autora de vários livros sobre cerâmica das Caldas da Rainha, azulejaria e arte barroca.

Gonçalo Pacheco – Medalha Municipal de Mérito Cultural

Gonçalo Pacheco tirou o mestrado em Arquitetura, pela Universidade Autónoma de Lisboa em 2013, tendo o projeto referente à sua tese de mestrado sido reconhecido como um dos vencedores do prémio Secil Universidades 2013.

Henrique Duarte – Medalha Municipal de Mérito Cívico

Henrique Duarte nasceu a 24 de outubro de 1923 e desempenha as funções de sacristão da Paróquia de Carvalhal Benfeito desde 1932, facto que já lhe conferiu o direito de receber em 10 de Junho de 2007 a “Bênção Apostólica” enviada por sua Santidade o Papa Bento XVI como reconhecimento dos 75 anos ao serviço da Igreja na qualidade de sacristão.

José Pimpão – Medalha Municipal de Mérito Educativo

Sob a sua direção a Escola Secundária Raúl Proença obteve excelentes resultados, tendo por exemplo em 2014 obtido os melhores resultados nacionais entre todas as escolas públicas.

Paula Carvalho – Medalha Municipal de Mérito Humanitário

Em novembro de 1995, veio fundar a valência de Psiquiatria no então Centro Hospitalar das Caldas da Rainha. Desenvolveu trabalho em articulação com os Centros de Saúde. Em 1998, criou o Núcleo de Intervenção na Área de Saúde Mental, envolvendo mais de 20 instituições da comunidade.

Rodrigo Filipe – Medalha Municipal de Mérito de Investigação

Sócio-gerente da Encosta da Quinta, Lda, Tem desenvolvido a produção de vinho na Quinta do Paço em Alvorninha. Os seus vinhos “Húmus” têm sido distinguidos em vários concursos internacionais e estão presentes em diversos países.

Catarina Carvalho – Medalha Municipal de Mérito Desportivo

Esquiadora, foi campeã nacional em flocos, infantes I, infantes II e júnior. Em 2010 sagra-se pela primeira vez campeã nacional absoluta em Slalom Gigante. Nos anos de 2012 e 2013 sagra-se campeã nacional absoluta em Slalom Gigante. É selecionada para em janeiro de 2015 representar Portugal. Em março sagra-se campeã nacional absoluta em Slalom Gigante.

Filipa Prudêncio – Medalha Municipal de Mérito de Investigação

Recebeu em 2012 em Pequim o “Best Student Paper Award” pelo melhor trabalho de investigação de um aluno de doutoramento, com um tema sobre os meios tellegen, não recíprocos, que não existem na natureza. Em 2014 recebe o Prémio Professor Abreu Faro, em reconhecimento pelo seu trabalho nas “ondas eletromagnéticas em metamateriais não recíprocos” que constituem “uma nova abordagem geométrica e matemática” na área da Física.

José Arroteia – medalha municipal de mérito comercial e industrial

Sócio gerente da Transwhite – Transportes Unipessoal, Lda, nas Caldas da Rainha, um dos maiores grupos no setor dos transportes, pela prestação do serviço nacional e internacional de transportes rodoviários de mercadorias e logística. O grupo emprega cerca de 150 colaboradores e opera em vários países.

Matilde Tomás do Couto – Medalha Municipal de Mérito Cultural

Ingressou no Museu de José Malhoa em 1968, exerceu várias funções administrativas, técnicas e de Conservadora até 1987. Iniciou funções de Direção do Museu José Malhoa em 1987. Em 2008 acumulou ainda a Direção do Museu da Cerâmica e em 2012 do Museu Dr. Joaquim Manso, da Nazaré, cargos que exerceu até se aposentar em agosto de 2014.

Teatro da Rainha – Medalha de Dedicação Pública

O Teatro da Rainha nasceu nesta cidade em 1985, cumprindo 30 anos de atividade. Levou o teatro a toda a parte.

Victoria Kaminskaya – Medalha Municipal de Mérito Desportivo

É uma atleta de natação dos Pimpões, que obteve 32 títulos nacionais e que vários recordes. Garantiu os mínimos para os Europeus de 2016 e os mínimos para os Mundiais Kazan 2015 na disciplina de 400 estilos, com um novo recorde nacional absoluto da distância.

Herculano Magalhães e Vítor Santos, – Medalha de mérito desportivo

Diretores que levaram o Caldas Sport Clube à primeira divisão de futebol, nos anos 50 do século passado

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Bombeiros pedem criação de carreira

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Bombarral entregou na tarde da passada quarta-feira, na Câmara Municipal, uma carta a alertar para a necessidade da criação da carreira de bombeiro.

carta

Concurso de Ideias de Negócio

O Município do Bombarral encontra-se a promover o Concurso de Ideias de Negócio “Bombarral – Coração do Oeste”, iniciativa que pretende captar ideias de negócio que sejam desenvolvidas no território e que fixem no concelho a sua sede social.