Q

Previsão do tempo

10° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 17° C
11° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 17° C
11° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 18° C
JORNAL DAS CALDAS tem dez bilhetes para assinantes

Ana Nave e João Reis apresentam peça com obra de O´Neill no CCC

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No dia 30 de maio, a poesia de Alexandre O´Neill enche o palco do CCC. “Portugal, meu remorso” é o exercício de liberdade de dois atores, João Reis e Ana Nave, que, acompanhados por projeção de vídeos, interpretam um dos maiores poetas portugueses do século XX.
Espetáculo “Portugal, meu remorso”

Já há algum tempo queAna NaveeJoão Reistinham o desejo de fazer uma peça com poesia deO´Neill. Os dois atores tiram agora o projeto da gaveta com ajuda deMaria Antónia Oliveira, responsável pela dramaturgia. Em catorze momentos, são representados vários poemas, crónicas e prosa deO´Neill. Palavras reveladoras da sua relação com o país e com a vida. Também há cartas de “amor e de circunstância, de viagens, de desencontros, escritas pelo poeta.

“Quem se deslocar ao CCC pode esperar um espetáculo ora cheio de ternura, ora divertido, um espetáculo que apela às memórias e ao sentimento disto de ser português”, disse Ana Nave ao JORNAL DAS CALDAS.

A atriz é uma admiradora da poesia de Alexandre O´Neill. “Gosto da sua visão apaixonada sobre o nosso país nas suas pequenas grandezas. Gosto do seu sentido de liberdade, do humor e da sátira com que nos olha sem se excluir em nenhum momento”, sublinhou, acrescentando que sobretudo gosta daminúciasubtil do seu olhar sobre a “vidinha” à portuguesa. “Esta pequena dor à portuguesa, tão mansa, quase vegetal”, sublinhou.

Segundo Ana Nave, o espetáculo tem sido muito bem recebido desde a sua estreia no Teatro de São Luiz, em Lisboa. “Para nós, conseguir levar aos teatros do país esta passagem pelo mundo de Alexandre O’ Neill, partilharcom o públicoesta visão, umas vezes irónica e inconformada, outras vezes comovida e terna, tem sido muito gratificante”, afirmou a atriz.

Em declarações ao JORNAL DAS CALDAS, João Reis, que também tem uma grande admiração pela poesia de O’Neill, alegando que “está mais atual que nunca”,disse que este espetáculo nasce de “uma cumplicidade que foi crescendo entre mim e a Ana Nave” no sentido de “podermos dar expressão e tornar visível a sua obra”. “Depois, a seleção e a recolha da Maria Antónia Oliveira, responsável pela dramaturgia, foi absolutamente determinante para “o início da viagem”, indicou.

João Reis não conhece o auditório do CCC mas estrear-se nas Caldas com O’Neill pode “ser um bom augúrio”. “O espetáculo é uma pequena viagem pelo universo que lhe era mais querido: os seus amores e desamores, o quotidiano, a pequena dor à portuguesa e a vida que queria ver transformada em liberdade”, revelou o ator.

O JORNAL DAS CALDAS oferece bilhetes aos primeiros dez assinantes que enviarem os seus dados (nome da assinatura) para o email jornal@jornaldascaldas.com.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Pensado um grande parque que crie nas Caldas uma centralidade urbana de cultura, saúde e bem-estar

O Masterplan do Termalismo, apresentado pelo arquiteto urbanista Bruno Soares, na sessão da Assembleia Municipal que decorreu a 16 de abril, defende criar nas Caldas da Rainha um grande Parque das Termas, que totaliza cerca de 40 hectares no seu conjunto. O objetivo principal é fazer a ligação entre o Parque D. Carlos I, a Mata D. Leonor, a Quinta da Boneca, Centro de Artes, o Museu de Cerâmica e o Centro Histórico das Termas, com a instalação de um percurso pedonal estruturante transversal.

masterplan 1

“É preciso criar uma maior consciencialização ambiental na população”

Emídio Sousa fez o seu primeiro ato público como secretário de Estado do Ambiente nas Caldas da Rainha, no âmbito da sessão de abertura da 30ª edição das Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental, que decorreram no Centro Cultural e de Congressos (CCC) entre os dias 19 e 21 de abril.

jornadas

Dino D’ Santiago no concerto de 14 de maio

Este ano o tradicional concerto de 14 de maio com o palco colocado na Praça 25 de Abril, junto ao edifício da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, será protagonizado pelo músico e compositor Dino D' Santiago, atualmente um dos artistas mais aclamados pelo público em Portugal.

dino santiago