Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C

Nova intervenção de emergência na Lagoa de Óbidos a pedido de pescadores e mariscadores

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A dragagem de 650 mil metros cúbicos de areia para desassorear a Lagoa de Óbidos no valor de 4,5 milhões de euros, adjudicada pela Agência Portuguesa de Ambiente (APA), foi iniciada na passada quinta-feira.
A dragagem de 650 metros cúbicos de areia para desassorear a Lagoa começou quinta-feira

No dia seguinte começou a terceira intervenção de emergência das Câmaras de Óbidos e das Caldas para aprofundar o canal de ligação da Lagoa de Óbidos ao mar, que terminou na segunda-feira, informou o vice-presidente da Câmara das Caldas da Rainha, Hugo Oliveira.

A obra para aprofundar a aberta para que entre mais água do mar para a lagoa foi feita novamente pelos dois municípios, na sequência de um apelo efetuado na quarta-feira por pescadores e mariscadores devido ao facto do assoreamento estar a reduzir a entrada de água na lagoa, fazendo-a perder oxigenação e pondo em risco os bivalves.

A intervenção com as máquinas giratórias, que trabalharam de sexta a segunda-feira, teve como objetivo aprofundar mais a aberta para que haja uma maior entrada de água salgada na lagoa.

Na passada quarta-feira de manhã, na altura em que a empresa contratada para as dragagens terminava as últimas montagens do estaleiro e tubagens, para no dia seguinte iniciar a obra, os pescadores e mariscadores, convictos de que se a lagoa não tivesse água do mar até ao final da semana os peixes morriam, concentraram-se na Foz do Arelho, onde se encontravam as dragas, para exigir que fosse alterado o plano de dragagens.

Preocupados com a situação e sabendo que o impedimento das dragagens pode levar à aplicação de uma coima de cerca de 40 mil euros, as quatro juntas de freguesia que confinam com a lagoa (Foz do Arelho e Nadadouro, no concelho das Caldas da Rainha, e Vau e Santa Maria, no concelho de Óbidos) decidiram convocar uma reunião na quarta-feira à tarde na Associação Cultural Recreativa do Nadadouro. Presentes também estiveram os vice-presidentes das câmaras das Caldas e Óbidos,Hugo Oliveira e PedroFélix. Concentraram-se no encontro cerca de 80 pescadores que exigiram uma “solução urgente para evitar uma catástrofe ecológica”, temendo que a falta de oxigenação da lagoa e o surgimento de algas (devido ao aumento da temperatura) provocassem “problemas com o marisco e o peixe, sobretudo as enguias, que começam a morrer”.

Apesar das anteriores intervenções feitas pelos municípios das Caldas e Óbidos, os pescadores alegavam que a água salgada que entrava na lagoa é muito pouca e que a nova intervenção tinha que ser feita em “48 horas ou os peixes morriam”.

O presidente da Junta da Foz do Arelho foi firme quando disse aos pescadores que o local das dragagens não podia “de forma nenhuma ser alterado”, mas que as Câmaras das Caldas e Óbidos estavam dispostas em fazer outra intervenção de emergência.

Na reunião foram discutidas duas alternativas de intervenção: ou se abria mais para os lados a aberta (canal que liga a lagoa de Óbidos ao mar) ou se fazia o aprofundamento do canal”. Foi decidido avançar com o aprofundamento do canal para que houvesse uma maior entrada de água do mar na lagoa, com recurso a máquinas giratórias.

Na quinta-feira, a pedido da APA, foi feita uma análise à água da Lagoa para saber o seu estado. Mesmo sem o resultado da análise, foi dada autorização às Câmaras para a intervenção de emergência, que tem o valor de cerca de 5 mil euros.

Esta é, desde março, a terceira vez que as duas câmaras realizam intervenções de emergência para repor a ligação entre a lagoa e o mar.

Atéaofechodesta edição Hugo Oliveira ainda não tinha conhecimento dos resultados dos testes feitos à água da Lagoa.

As dragagens terão uma duração de nove meses e incidirão na remoção de 650 metros cúbicos de areia, que serão removidos de quatro canais da lagoa, dois principais e dois transversais.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.