Q

Previsão do tempo

12° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 12° C
  • Thursday 12° C
12° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 12° C
  • Thursday 12° C
15° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 12° C
  • Thursday 12° C

Filme de caldense nomeado para melhor produção estrangeira em festival de madrid

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O filme “No Divã”, realizado por Miguel Costa, foi nomeado para “Best Producer of a Foreign Language Film” (melhor produção de filme estrangeiro) no Madrid International Film Festival e, vai estar presente no Festival de Cannes, no Short Film Corner.
Miguel Costa foi entrevistado no passado sábado na RTP 2

O realizador caldense apresentou o filme em março, no The Script Road – Macau Literary Festival, juntamente com o autor e intérprete da banda sonora, António Victorino D’ Almeida.

O Short Film Corner terá lugar em maio e o Madrid International Film Festival vai decorrer na primeira semana de julho.

“No Divã” é uma curta-metragem com a duração de 25 minutos, baseada num guião original de Miguel Costa e, que conta no seu elenco com atores de relevo, tais como Paulo Pires e André Gago, bem como com a participação especial de António Victorino D’almeida, numa cena rodada no salão nobre do Palácio Marquês da Fronteira.

Esta narrativa pretende ser uma viagem pelo mundo onírico dos personagens principais, o Dr. Rodrigo e sua esposa Susana, numa luta entre o universo sensorial, e a razão, revelando também a subjetividade circunstancial do ser humano.

As filmagens decorreram essencialmente em dois décors, o interior e exterior da “Casa do Passal”, antiga casa do Cônsul de Portugal em Bordéus, Aristides de Sousa Mendes, em Cabanas de Viriato, e nos jardins, biblioteca, salão nobre, hall e fachada do Palácio Marquês da Fronteira, em Benfica, e contaram na sua decoração com peças do designer Toni Grilo.

Um psicólogo, o dr. Rodrigo, um homem bem na vida, começa a receber visitas de uma paciente misteriosa, que mantém o seu anonimato ao longo das sessões. A mesma conta-lhe a sua história, recebendo em troca os conselhos do doutor. Com o decorrer das consultas o dr. Rodrigo vai-se envolvendo cada vez mais, no universo intrigante e atraente da sua paciente, revelando mesmo grande atração pela figura que nunca viu, pois todas as consultas são dadas com o Dr. Rodrigo virado para a janela e de costas para a sua paciente, imposição da mesma. Com todo esse mistério a tecer no seu imaginário estímulos de cariz libidinoso, culminando a série de visitas de uma forma inesperada.

Segundo o realizador, “o filme fala sobre a alma humana, suas necessidades, preconceitos, tensões, desejos, interesses, estímulos, contradições e perversidades. Sem tomar partido por nenhuma das partes, o mesmo tenta mostrar como a mesma realidade pode ter dois pontos de vista completamente contraditórios”.

“No divã” tem como protagonistas Paulo Pires e Bastet Cabeleira, nos papeis de Dr. Rodrigo, e a sua esposa Susana, respetivamente. André Gago, interpreta um declamador e António Victorino D’Almeida, um pianista improvisador.

Os estreantes Inês Simões, Pedro Borges de Lemos, Pedro Miguel, João Elias, Jéssica Isidoro, Dora Anes e Jéssica Martinho completam o elenco, secundado por cerca de duas dezenas de figurantes.

O mesmo foi rodado em cinema digital 4,5k A e a pós-produção foi efetuada nas Caldas da Rainha, na produtora Miguel Costa Filmes, e durou cerca de três semanas.

A banda sonora tem como mais valia, a composição original de António, Victorino D’ Almeida, que apoia todo o universo emocional do filme, tendo sido gravada numa sessão privada, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.

Esta curta recebeu o apoio de algumas instituições, como a Fundação Aristides de Sousa Mendes, Fundação Marquês da Fronteira, Tony Grilo Design Studio, Volvo Portugal, Auto-Júlio, bem como da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste.

Miguel Costa nasceu nas Caldas da Rainha, tem 44 anos e estudou na Escola Superior de Teatro e Cinema, e participou em diversos workshops de cinema.

Trabalhou como assistente de realização na Produtora de Cinema de Publicidade- SHOTS e, como realizador na Televisão de Macau – TDM, no Canal de Notícias de Lisboa, Parque das Nações – Expo 98, Novaga, Duvideo e, mais tarde, fundou a sua própria empresa.

Assinou como diretor de fotografia a longa-metragem do Maestro António Victorino D’Almeida, “O Tempo e as Bruxas”, e realizou os documentários para a RTP “Olga Prats e os compositores portugueses” e “A Poética de António Victorino D’ Almeida”, para além dos concertos de Maria de Medeiros no CCB e CCC e “Improvisações” de António Victorino D’ Almeida, em Macau e Óbidos.

Como projetos de futuro tem a realização de uma longa-metragem, sobre um argumento que acabou de escrever.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Teatro da Rainha encerra temporada

O Teatro da Rainha vai encerrar a temporada de 2024 no dia 14 de novembro, às 15h00, na Sala-Estúdio, com o colóquio "Teatro, Espaço Vazio e Democracia", dedicado ao tema "Novas Dramaturgias: o processo de 4 autores à procura de voz".

Conferência espírita

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha vai levar a cabo, no dia 13 de dezembro, às 21h00, uma conferência espírita subordinada ao tema "Casamento e divórcio", com Catarina Fernandes.

“Óbidos + Saúde” tenta combater falta de médicos

Com 82% da população ainda sem médico de família, o Município de Óbidos prepara-se para estender o “Óbidos + Saúde” para 2025, na sequência da forte adesão ao plano lançado no início do ano e que surge em complemento ao Serviço Nacional de Saúde. Neste momento, o concelho dispõe apenas de um dos sete médicos de família de que necessita, razão pela qual o executivo municipal decidiu avançar com este plano de saúde, que foi subscrito gratuitamente, até ao final de outubro, por 5931 cidadãos recenseados em Óbidos.

saude