A visita teve início no Museu do Hospital e das Caldas, passou pelo Hospital Termal, percorreu o Largo João de Deus, atravessou a Travessa do Espírito Santo e terminou no ponto de partida.
A iniciativa partiu do convite do Museu do Hospital e das Caldas a Miguel Serieiro Duarte, que estudou urbanística medieval e que apresentou publicamente durante a visita guiada uma parte da sua tese “A implementação do hospital e da vila, estratégia e resultados”.
Falou sobre a evolução das Caldas ao longo dos tempos, nomeadamente no período em que a então vila crescia em torno do Hospital Termal.
Este especialista deixou uma mensagem a todos os caldenses que se têm afastado do centro histórico da cidade, para que “olhem novamente para as Caldas” e “voltem a pensar no sítio que deu génese a esta cidade”.
Dora Mendes, diretora do Museu do Hospital e das Caldas, explicou que este evento teve como objetivo “dar a conhecer um pouco mais da nossa história”.
Igualmente para dar a conhecer um pouco da história das Caldas da Rainha, a 18 de abril, dia internacional dos monumentos e sítios, o Museu do Hospital e das Caldas organiza um programa comemorativo, com jogos, pequenas intervenções, inauguração de uma exposição, entre outras iniciativas.
Carolina Neves
0 Comentários