O evento foi dividido por três blocos, sendo que na primeira parte foi falado o tema “Autárquicas do século XXI”, com António José Correia (presidente da Câmara de Peniche) e Carlos Carreiras (presidente da Câmara de Cascais) e ainda o tema “Portugal como estância balnear da Europa”, com a intervenção Adolfo Mesquita Nunes (secretário de Estado do Turismo). O segundo momento foi dedicado ao mercado de trabalho, com a oradora Sónia Araújo da Costa (coordenadora de logística de uma empresa multinacional) e ainda o tema “Portugal e as suas relações internacionais”, com Eduardo Vera-Cruz Pinto (professor catedrático). Na última parte da sessão interveio Teresa Anjinho (deputada do CDS-PP), com o tema “A democracia cristã”, e Miguel Pires da Silva (presidente nacional da JP), para falar sobre “A Política Contemporânea”.
Esta sessão teve como objetivo a formação política como um modelo inovador e sustentável de sociedade. Também procurou implementar uma estratégia de consciencialização da importância da política como forma de desenvolvimento de uma comunidade que a Juventude Distrital de Leiria tem vindo a defender.
As Universidades da JP também foram um espaço aberto ao debate, onde cada militante pôde colocar as suas questões e encontrar diferentes visões sobre a forma como a sociedade se organiza.
Diogo Carvalho, presidente da distrital de Leiria e militante da Juventude Popular das Caldas da Rainha, mencionou que “este evento é dedicado à formação, sendo algo que pode levar a um crescimento sustentável, porque podemos crescer muito a nível de militantes, mas se não souberem o que é a democracia cristã ou quais são os valores do partido que se defende no governo, estamos tramados, daí a formação”.
Adiantou que “as Caldas da Rainha é a concelhia com maior número de militantes e por isso, esta sessão era essencial para apostar na formação e no debate de ideias, através de um alerta de consciências”.
Rita Sampaio, presidente da JP caldense, também referiu que “esta sessão contribui para que todos os filiados possam aprender um pouco mais para serem da Juventude Popular”.
Miguel Pires da Silva salientou que a política contemporânea é um tema que “ dá a conhecer a mudança verificada na política, em que as pessoas mostram-se cada vez mais disponíveis para ouvir os outros e ainda procuram unir esforços para fazer face ao mais importante, que neste caso é o país e o distrito em que vivem”.
O presidente da JP sublinhou que “todos os temas abordados contribuíram para envolver cada vez mais os jovens na política e para perceberem que eles também têm um papel ativo na sociedade, cabendo-lhes as futuras decisões”.
Mariana Martinho
0 Comentários