Q

Previsão do tempo

6° C
  • Wednesday 11° C
  • Thursday 12° C
  • Friday 12° C
7° C
  • Wednesday 11° C
  • Thursday 12° C
  • Friday 12° C
6° C
  • Wednesday 10° C
  • Thursday 11° C
  • Friday 12° C

Vereador do PS lamenta exclusão de freguesias de fora da cidade do novo projeto de regeneração urbana

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O vereador Rui Correia, do PS, entende que no novo projeto de regeneração urbana a idealizar para as Caldas da Rainha “impõe-se que seja feito o levantamento e fundamentação da obsolescência das estruturas materiais e o consequente prejuízo social e humano que essa decadência tem implicado na qualidade de vida das populações”.
Rui Correia, vereador do PS na Câmara das Caldas

Em segundo lugar, aponta que este projeto conducente a uma muito premente candidatura a fundos europeus, representa uma oportunidade em que “deveremos ser capazes de ver respondidas questões primordiais para o futuro das Caldas da Rainha”.

“O que se pretende criar com esta reabilitação? Sendo a questão da integração social o fundamento da candidatura, que formatos de inclusão se pretende obter? Que relação pode estabelecer-se entre a reabilitação de espaços e os conceitos imateriais da inclusão, apropriação e segurança? No fundo, importa responder com detalhe quem beneficia com este processo? Que benefícios para o município, financeiros e/ou fiscais resultam também deste processo?”, interroga, considerando que das respostas “resultará necessariamente uma visão de futuro que confere prioridade à criação de espaços de convivência e equipamentos de fruição coletiva”.

Em terceiro lugar, sustenta, este projeto deverá resultar da integração de dados oriundos da rede social e de âmbito sociológico e de dados oriundos dos setores de planeamento, de âmbito urbanístico e tecnológico.

“Cumpre imediatamente constituir uma equipa multifacetada mas restrita, com alguma amplitude de ação, que elabore e apresente um caderno de encargos instruído e cirúrgico na identificação dos trabalhos a realizar”, vinca.

Quanto à delimitação das Áreas de Reabilitação Urbana (ARUs), o vereador refere que “cumpre estabelecer um constante diálogo com a população neste processo, através de uma informação atempada das intenções dos promotores”

Indica ainda que a ARU 1, tem “dimensão excessiva, havendo o risco de se considerar que toda a área representa o mesmo tipo de desafios, o que não é verdade”. Considerou, no entanto, “apropriadas” as áreas restritas escolhidas para as restantes ARUs.

Rui Correia lamenta que nenhuma das restantes freguesias fora da cidade seja contemplada neste projeto. “Mesmo que se recorra apenas a critérios de ordem populacional – o maior número de pessoas beneficiadas com a reabilitação – importaria incluir freguesias urbanas que não apenas as da cidade propriamente dita”, argumenta.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Caldas Food Festival animou Avenida 1º de Maio com 16 carrinhas de comida

O Caldas Food Festival, que decorreu de 6 a 8 de dezembro, na Avenida 1º de Maio, nas Caldas da Rainha, voltou a conquistar o paladar de centenas de pessoas. O evento contou com 16 food trucks que ofereceram aos visitantes uma oferta gastronómica diversificada, com iguarias de diferentes origens, criando um ambiente de partilha cultural e de celebração da gastronomia nacional e internacional.

Caldas Food Festival 1

Hospital das Caldas vai voltar a realizar cirurgias ao cancro da mama

O Hospital das Caldas da Rainha, integrado na Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO), vai retomar as cirurgias ao cancro da mama. O anúncio foi feito ao JORNAL DAS CALDAS pelo deputado caldense na Assembleia da República, Hugo Oliveira, que destacou a importância desta decisão para os utentes e para a região.

cirurgia

Conferência sobre Turismo e Património destaca desafios e oportunidades para as Caldas

No passado dia 3, o Café Central, nas Caldas da Rainha, foi palco de uma conversa informal sobre turismo e património, organizada pelo PSD local. Moderada pela especialista em turismo Teresa Leal, a sessão contou com a presença do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, que abordou o panorama atual do setor e as suas perspetivas futuras, com ênfase na relevância do turismo para a região Oeste.

Turismo e Patrimonio