A Semana da Floresta regressa assim ao Cadaval, com mais um conjunto de atividades de sensibilização para a preservação da floresta e do ecossistema em geral.
O fio condutor das atividades continua a ser o da sensibilização através da recriação de histórias associadas ao imaginário da serra de Montejunto, enquadrando-as sempre no ambiente natural e florestal em que decorrem.
Esta iniciativa anual camarária tem por referência o Dia Mundial da Árvore (21 de março), embora ocorra após a interrupção letiva da Páscoa por se direcionar à população estudantil dos referidos níveis de ensino, nomeadamente crianças de jardins de infância, escolas do 1.º ciclo e 5.º ano do concelho.
Mediante a promoção de seis jogos/desafios, a Câmara Municipal do Cadaval pretende, assim, proporcionar aos alunos o reviver de alguns dos equipamentos utilizados em edições anteriores, dado o sucesso obtido na ocasião, nomeadamente a “barcaça” e a “passarola”. A estes, juntam-se jogos que, ao longo dos anos, foram muito apreciados pelos participantes e que agora, numa dimensão mais alargada, o município vem recriar.
Assim, os jogos/desafios propostos para este ano são os que a seguir se enunciam: Arremesso, Labirinto, Travessia do Rio, Teia, Pêndulo e, por último, Passarola.
As atividades realizar-se-ão de forma escalonada, tendo lugar na serra de Montejunto, mais precisamente na zona envolvente ao Centro de Interpretação Ambiental e Parque de Merendas, sendo monitorizadas por funcionários municipais com o apoio dos sapadores florestais da APAS Floresta.
0 Comentários