“O Wave Glider fará trajetos na zona costeira da Nazaré, Peniche e São Pedro de Moel em zonas com potencial para a implementação de projetos de energia renovável marinha, explicou Miguel Moll, um dos responsáveis por este projeto.
O dispositivo, que faz parte do projeto europeu sobre o estudo das Energias Renováveis Marinhas e que tem como parceiros, entre outros, o MARETEC, um grupo de investigação do Instituto Superior Técnico, fará observações até ao início do mês de maio.
Durante a permanência do dispositivo no mar, serão emitidos semanalmente avisos sobre a sua localização para que os arrastões não colidam com a estrutura e lhe causem danos.
Com dois metros de comprimento por 60 centímetros de largura, o Wave Glider tem uma composição semelhante à das pranchas de surf e pesa cerca de 150 quilos. A estrutura tem custo de cerca de 200 mil euros e sua manutenção no mar, durante um mês, terá um custo estimado de 60 mil euros.
Na área da capitania de Peniche, o dispositivo estará até 15 de abril, tendo sido emitido um aviso à navegação para ter resguardo. O dispositivo, de cor amarela, tem mastro bandeira laranja, refletor radar e luz.
0 Comentários