Q

Previsão do tempo

14° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 11° C
14° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 11° C
14° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 11° C

Apaixonado por BTT construiu bicicleta em madeira

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Um marceneiro/restaurador de 37 anos, residente em Santa Susana, nas Caldas da Rainha, tem uma grande paixão pelas bicicletas desde muito novo e resolveu colocar em prática os conhecimentos adquiridos na sua profissão para construir uma bicicleta em madeira.
Rui Tomé é marceneiro/restaurador

Há mais de vinte anos que Rui Tomé se iniciou no BTT e participa em provas, passeios, longas distâncias e dedica-se também à organização de eventos de bicicleta. Tem acompanhado a evolução dos materiais e componentes das bicicletas e mostra-se interessado pelo funcionamento da mecânica. Começou por ter bicicletas nos variados aços, ligas de alumínio, fibras de carbono e titânio, e sentia que faltava algum material para ter numa bicicleta. Como é marceneiro porque não fazer o seu próprio quadro?

O quadro é o principal componente de uma bicicleta. É nele em que as rodas e os demais componentes são montados. Os modelos de quadro mais comuns são geometricamente formados por triângulos: um triângulo principal e dois triângulos traseiros emparelhados.

Rui Tomé fê-los em madeira maciça. Andou cerca de dois anos a pesquisar e viu que era possível realizar um quadro assim. Começou por fazer os projetos e moldes em cartão, que reciclou a partir de embalagens. Passou à escolha das variedades de madeiras, muito específicas, com veios e padrões para ser resistente, madeiras essas que são o freixo e a acácia espinhosa.

Meteu mãos à obra e começou por trabalhar o alumínio nas ponteiras de escora, tudo realizado à mão. Foi-se envolvendo com muita calma e paciência nas várias fases da construção do quadro. Os testes em diversos tipos de piso permitiram verificar que a bicicleta aguentou perfeitamente. A invenção foi batizada com a designação “Rufito” (iniciais do seu nome).

Em mente tem um novo projeto: uma bicicleta urbana com quadro e forqueta em madeira maciça, assim como também já faz cavaletes (suportes) para bicicletas em madeira.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Detido por injuriar e ameaçar árbitro

Um homem de 55 anos que assistia ao jogo de futebol entre o Sport Lisboa e Marinha e o Beneditense, do campeonato distrital – divisão de honra, no passado dia 3, foi detido pela PSP da Marinha Grande por injúrias e ameaças ao árbitro do encontro.

arbitro

Colisão entre dois carros mata duas mulheres e fere outra

Mãe e filha morreram e outra mulher sofreu ferimentos ligeiros num choque frontal entre dois carros, na manhã deste domingo, na estrada onde se localiza a central fruteira Frutalvor, junto ao cruzamento para os Infantes, nas Caldas da Rainha.

acidente