Q

Previsão do tempo

16° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 18° C
16° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 18° C
16° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 20° C
Administração garante postos de trabalho

Incêndio causa prejuízos avultados na Molde Faianças

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Um incêndio destruiu parcialmente a fábrica de cerâmica Molde Faianças S.A., na zona industrial das Caldas da Rainha, na madrugada da passada sexta-feira. Os prejuízos são avultados mas a continuidade dos 120 postos de trabalho foi assegurada pela administração.
Os bombeiros depararam-se com o pavilhão em chamas

As chamas deflagraram pelas 2h26 da manhã e foram combatidas por 40 elementos e 14 viaturas das corporações de Caldas da Rainha, Óbidos, Bombarral e São Martinho do Porto.

O incêndio foi considerado extinto às 5h55, seguindo-se várias horas de rescaldo Havia muito material inflamável. “Paletes de madeira que suportam a louça e plástico fizeram com que o incêndio progredisse rapidamente”, revelou Nelson Cruz, comandante dos bombeiros voluntários das Caldas da Rainha,

Esta é uma das poucas indústrias cerâmicas das Caldas da Rainha ainda em atividade e também uma das mais importantes, com 120 trabalhadores, que não perdem o emprego.

Rui Nunes, diretor da Molde Faianças, declarou que “está assegurada a manutenção e estamos a fazer diligências para restabelecer a laboração o mais rapidamente possível. Os trabalhadores estão colaborantes e a ajudar na limpeza da fábrica”. Segundo o responsável, “os prejuízos são certamente elevados mas ainda não conseguimos quantificar”.

De acordo com a administração, “com a inesgotável e imprescindível força, dedicação, união e colaboração de todos os funcionários da Molde e da Câmara Municipal das Caldas da Rainha”, foi possível na passada segunda-feira retomar a laboração das secções do Gesso/Modelação, Calda e Acabamento.

“Vamos selecionar a louça que não sofreu danos e providenciar os respetivos embarques com a maior brevidade possível, para manter viva e presente a confiança dos nossos clientes. Em simultâneo, iniciamos as obras de reconstrução do pavilhão afetado”, revelou a administração, que agradeceu as mensagens de apoio e de solidariedade recebidas.

Os peritos estão a avaliar o que aconteceu e será acionado o seguro. Foi um forneiro que se encontrava nas instalações quem detetou o incêndio no primeiro andar, na zona de embalamento das encomendas. A fábrica ainda não tinha outros funcionários a trabalhar, pelo que ninguém ficou ferido.

A Molde Faianças, fundada há 27 anos, é referência internacional na indústria dos moldes cerâmicos e faianças, sendo 100% exportadora, e inovadora ao lançar um projeto de turismo industrial.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

José Viegas com duplo título de campeão nacional de veteranos

José Viegas, que reside nas Caldas da Rainha e foi um dos melhores praticantes nacionais de ténis de mesa, tendo representado o Sporting das Caldas para além de FC Porto, Benfica, Sporting e Clube 81 Huelva de Espanha, entre outros, e foi internacional por Portugal e com inúmeros títulos nacionais, conquistou nos dias 18 e 19 de maio, na Figueira da Foz, na categoria de veteranos, o Campeonato Nacional Individual e de Pares.

viegas