Q

Previsão do tempo

16° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 18° C
17° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 18° C
17° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 20° C

Óbidos visita Mons – capital europeia da Cultura 2015

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Uma comitiva da Câmara Municipal de Óbidos deslocou-se, dias 10 e 11 de fevereiro, a Mons, Bélgica, uma das capitais europeias da cultura 2015, no âmbito da rede Creative SpIN, do programa europeu URBACT III, da qual Óbidos é parceiro.
Comitiva obidense com o ex-primeiro ministro belga e atual presidente da câmara de Mons, Elio Di Rupo (6.º a contar da esquerda)

Foi realizada uma visita à cidade, na zona francófona da Bélgica, que sofreu, nos últimos 10 anos uma grande transformação e que tem apostado, tal como Óbidos, na Criatividade e Cultura como modelo de desenvolvimento. A visita foi composta por diversas palestras e deslocações a locais emblemáticos da cidade.

A comitiva, entre outros, foi composta por Celeste Afonso, vereadora da Educação e Cultura, e por Miguel Silvestre, diretor do Parque Tecnológico de Óbidos, para quem este tipo de partilha de informação e experiências é bastante importante para a estratégia de desenvolvimento do concelho de Óbidos.

Aliás, o caso de Óbidos é bastante conhecido pelos parceiros europeus, nomeadamente alguns projetos relacionados com a criatividade e os quais estão, neste momento, a ser implementados no território. Segundo Celeste Afonso, “quando a cultura, a criatividade e a tecnologia se encontram com o lugar, é uma nova conceção do mundo que emerge”.

Uma das apresentações foi o Digital Valey, um cluster para empresas de base tecnológica e digital, em Mons; a Culturalia, um evento que junta cultura e tecnologias de informação e comunicação; visita ainda à incubadora e aceleradora de empresas, como o Tecno Cité. “Estes são apenas alguns dos exemplos europeus que estão claramente alinhados com a estratégia de Óbidos”, afirmou Miguel Silvestre.

A rede URBACT III Creative Spin tem como principal objetivo aplicar o conceito de criatividade nas indústrias tradicionais e junta 9 cidades de toda a Europa.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

José Viegas com duplo título de campeão nacional de veteranos

José Viegas, que reside nas Caldas da Rainha e foi um dos melhores praticantes nacionais de ténis de mesa, tendo representado o Sporting das Caldas para além de FC Porto, Benfica, Sporting e Clube 81 Huelva de Espanha, entre outros, e foi internacional por Portugal e com inúmeros títulos nacionais, conquistou nos dias 18 e 19 de maio, na Figueira da Foz, na categoria de veteranos, o Campeonato Nacional Individual e de Pares.

viegas