Q

Previsão do tempo

16° C
  • Friday 26° C
  • Saturday 28° C
  • Sunday 27° C
16° C
  • Friday 27° C
  • Saturday 29° C
  • Sunday 28° C
17° C
  • Friday 32° C
  • Saturday 33° C
  • Sunday 31° C

Cencal aposta na formação para a cerâmica

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No início de 2015, o Cencal – Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica, nas Caldas da Rainha, está a lançar várias ações de formação para a cerâmica, face às novas expectativas criadas com a retoma em algumas empresas do setor, em virtude das alterações positivas no mercado internacional e com a desvalorização do Euro.
Curso de Especialização Tecnológica de Ofícios de Arte - Cerâmica e Vidro em visita de estudo

Assim está previsto para lançar em abril um curso, no sistema de formação dual (parte na empresa), para técnicos para a indústria cerâmica com competências para planear e coordenar o processo produtivo de fabrico de produtos cerâmicos, destinado a jovens com idade a partir dos 15 anos e inferior aos 25 anos, com o 9º ano de escolaridade como habilitação mínima. Depois de alguns anos de crise, há empresas em várias partes do país que estão com carências de técnicos nesta área, razão pela qual o Cencal vai responder a esse propósito. Este curso terá a duração de cerca de 2 anos, tendo direito a Bolsa de Profissionalização, subsídio de transporte e refeições. No último trimestre de 2015 será também lançado um curso para o mesmo público e nas mesmas condições, para uma atividade chave nas empresas que é de técnico de modelação cerâmica.

Igualmente o Cencal vai repetir a partir de abril o Curso de Cerâmica Criativa, para adultos com idade superior a 18 anos e com o 12º ano de escolaridade, que tem como objetivo a qualificação de ceramistas com competências para conceber e executar peças de cerâmica de cariz artístico e utilitário, bem como para proceder à gestão básica de um atelier. Este curso tem vindo a repetir-se nos últimos anos, tendo formado parte da nova geração de ceramistas portugueses, dado que é o Cencal o único local no país onde se faz formação neste domínio com certificação profissional.

Nesta área também está a decorrer desde o início do mês de dezembro, o curso inovador de Técnico Especialista em Ofícios de Arte – Cerâmica e Vidro, frequentado por 16 candidatos provenientes de várias partes do país e como formações anteriores das mais variadas origens, algumas de nível superior desde arte, design, mesmo áreas da gestão e administração, bem como jovens com o 12º ano e vocacionados para áreas criativas. O curso ministra conhecimentos técnicos para conceber e desenvolver produtos e serviços de cerâmica e vidro, tendo em conta as tendências da moda, do mercado e da viabilidade produtiva/comercial, com capacidade para trabalhar em cooperação de forma inovadora e cooperativa.

Neste momento o curso está a decorrer nas instalações nas Caldas da Rainha para a formação em cerâmica, passando em meados de abril a funcionar nas instalações na Marinha Grande para a formação na área do vidro. Este curso pretende criar um novo perfil em Portugal, muito usual em vários países europeus, do Mestre de Artes e Ofícios, no caso especializado nas áreas da Cerâmica e do Vidro.

O Cencal está igualmente a apostar na área da azulejaria, tendo neste momento a funcionar, ao fim de semana, o curso de Azulejaria Contemporânea, bem como iniciará em março o curso de Azulejaria de Arestas.

Outras áreas

No sistema de dupla certificação, escolar e profissional, com estágio nas empresas, vai realizar-se a partir de março o Curso de Técnico Comercial, para adultos desempregados com idade superior a 23 anos e com o 9º ano de escolaridade. O curso, com a duração de um ano e meio, destina-se a qualificar profissionais na área comercial com competências para vender produtos e/ou serviços em empresas comerciais ou outras, concedendo no seu término a habilitação do 12º anos de escolaridade.

Simultaneamente em março decorrerão no Cencal percursos modulares de atendimento comercial, legislação laboral e de auditoria da qualidade para profissionais.

Tendo em vista responder às necessidades das empresas desta região, o CENCAL também vai realizar no seu polo de Alcobaça, com início em abril, o curso de Iniciação à Língua e Cultura Chinesa, para capacitar as empresas para a negociação no novo mercado emergente para Portugal que é a República da China.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Alojamento na Serra do Bouro ganha prémio do Tripadvisor

A Flamboyant Boutique B&B, um alojamento de pequena escala na Serra do Bouro, nas Caldas da Rainha, ganhou o prémio Best of the Best 2024 do Tripadvisor, plataforma de avaliações que permite ao utilizador ficar a saber os melhores preços para tudo o que precisa na sua viagem, para além de informações e opiniões de conteúdos relacionados com o turismo.

Flamboyant1

Sofia está desaparecida

Ana Sofia Sousa Ribeiro, de 28 anos, foi supostamente passar uns dias em casa de uma amiga, em Lisboa, no passado dia 19, mas está desaparecida desde então, relata a família.

desaparecida

“Há Festa na Bordalo”

A Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, é palco da iniciativa “Há Festa na Bordalo”, no dia 4 de junho, para encerramento do ano letivo.