Q

Previsão do tempo

16° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 21° C
  • Friday 25° C
17° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 27° C
18° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 31° C

Ação de sensibilização sobre os malefícios do tabaco

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O auditório municipal do Bombarral acolheu no dia 27 de janeiro a ação de sensibilização “Locais de trabalho seguros, saudáveis e livres de fumo”. Promovida pelo Município e pela Unidade Local de Saúde Pública do Bombarral, a iniciativa teve como objetivo sensibilizar os colaboradores da autarquia para os malefícios provocados pelo fumo do tabaco, englobando os fumadores ativos e os passivos.
O médico caldense José Fernando foi o responsável pela iniciativa

Norberta Santos, vereadora da Câmara Municipal com o pelouro da Saúde, destacou a importância desta iniciativa, esperando que a mesma possa contribuir para uma diminuição efetiva do número de fumadores na autarquia.

José Fernando, médico responsável pela dinamização da ação, explicou que a realização desta ação vem no seguimento do trabalho que vem desenvolvendo nesta área há mais de uma década.

“Este trajeto começou com a consulta de desabituação tabágica, seguindo-se posteriormente a intervenção nas escolas, promovendo junto dos mais novos a adoção de hábitos de vida sem tabaco”, acrescentou.

O profissional de saúde salientou que “anualmente o Estado gasta mais de 500 milhões de euros com as doenças ligadas ao tabaco”.

O consumo de tabaco está, por outro lado, “a pôr em questão a taxa de sobrevivência dos portugueses, estimando-se que uma pessoa que fume durante mais de 20 anos terá cerca de 10 anos de vida a menos”.

Segundo o profissional de saúde, Portugal tem uma das taxas de fumadores mais baixa da Europa (cerca de 18%), mas, no caso das escolas, “tem-se verificado um aumento do consumo de tabaco, com maior incidência nas raparigas”.

O tabagismo é considerado um dos mais graves problemas de saúde pública, contribuindo para a morte de cerca de cinco milhões de pessoas por ano em todo o mundo, 12 mil dos quais em Portugal.

Ex-fumador há 30 anos, José Fernando abraçou esta missão em reposta à morte da sua irmã e do seu pai, tendo ambos falecido com uma doença oncológica relacionada com o tabaco.

“Eu próprio também tive um cancro no rim devido a ter fumado e nesse sentido percebi que não poderia permanecer um eterno espectador nesta matéria, começando, por carolice, com uma consulta no IPO de Lisboa”, explicou.

Mais tarde, foi convidado a implementar a consulta no hospital de Caldas da Rainha, passando posteriormente a disponibilizá-la também nos Centros de Saúde da área de intervenção do ACES Oeste Norte.

As ações de sensibilização vão prosseguir durante as próximas semanas, abrangendo todos os colaboradores da autarquia, sejam fumadores ou não. Posteriormente, os fumadores que demonstrarem interesse serão encaminhados para a consulta de desabituação tabágica, a qual terá lugar num espaço do município.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Hóquei em patins no Pavilhão da Mata

No passado sábado o hóquei em patins regressou às Caldas da Rainha e ao Pavilhão Municipal da Mata para a 9ª e penúltima jornada do Campeonato Nacional de Masters +35 da época 23/24.

hoquei

Recolha e troca de brinquedos

No dia 1 de junho a associação sem fins lucrativos Ajudouro vai realizar uma festa de oferta, recolha e troca de brinquedos em segunda mão, no espaço Leonel Miranda, no Bairro da Ponte, cedido pela União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro, onde irá haver espaço para as crianças brincarem.

brinquedos