Q

Previsão do tempo

11° C
  • Tuesday 11° C
  • Wednesday 12° C
  • Thursday 12° C
12° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 12° C
  • Thursday 12° C
12° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 12° C
  • Thursday 12° C
Pela sua Saúde…

Hipotensão ou tensão baixa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A manutenção da pressão do sangue quando sai do coração e circula por todo o organismo é tão essencial como manter a pressão da água nas canalizações de uma casa. A pressão deve ser suficientemente alta para levar oxigénio e nutrientes às células do organismo e extrair delas os produtos a eliminar. Se esta pressão for demasiado baixa, implica dificuldades nestas funções do nosso corpo.

As causas podem ser variadas: diminuição da quantidade de sangue no corpo, desidratação, jejum prolongado, uso excessivo de medicações contra a hipertensão, diuréticos e de medicamentos para emagrecer, entre outros, podem ser os responsáveis por essa condição. Também, nos dias de calor, a tendência é diminuírem os níveis de pressão, porque as artérias ficam mais dilatadas e o sangue não precisa exercer muita força para circular.

Quando a pessoa se levanta de repente depois de muito tempo deitada ou sentada, ocorre um défice momentâneo na irrigação do cérebro por causa do retorno venoso mais lento e do subsequente débito cardíaco. Neste caso, estamos perante uma hipotensão postural ou ortostática. Também a hipotensão pode manifestar-se quando a pessoa fica muito tempo em pé, parada, sem se movimentar, ou em resposta a uma experiência de grande impacto emocional.

Os valores de hipotensão arterial variam de pessoa para pessoa e podem situar-se entre os 90 e os 60 mmHG. O limite aceitável da hipotensão é determinado pela capacidade de perfusão tecidual, ou seja, pelo fluxo sanguíneo e aporte de oxigénio oferecido aos tecidos para mantê-los funcionando. Abaixo desses níveis, a situação é considerada de choque circulatório, estabelecido ou iminente, uma urgência médica de extrema gravidade.

Os sintomas da hipotensão podem ser: sonolência, cansaço fácil, tonturas e sensação de desmaio, palidez cutânea, vertigens, dores de cabeça, suores e náuseas. Em situações mais graves de hipotensão pode ocorrer uma síncope (desmaio) pela falta de aporte de oxigénio no cérebro. Os primeiros sinais são tonturas, uma sensação de vazio na cabeça, coloração escura e tremor dos olhos. As pessoas afetadas perdem a consciência e consequentemente o controlo dos seus músculos por um curto período de tempo. Habitualmente o doente recupera rapidamente a consciência após a queda pois existe de novo retorno do sangue no coração.

A hipotensão assintomática normalmente não necessita de tratamento quando a pessoa é saudável. Uma dose de cafeína pela manhã pode ajudar bastante. Em casos leves, onde a pessoa ainda está sensível, deitar de costas para baixo e levantando as pernas vai ajudar a aumentar o fluxo sanguíneo, tendo assim mais sangue disponível para os órgãos de risco, localizados no peito e na cabeça. Em situações mais graves de hipotensão, deve-se recorrer a tratamento farmacológico.

Lembre-se que apostar na prevenção é ganhar qualidade de vida!

Enf. Miguel Miguel

Para sugestão de temas / esclarecimentos: miggim@sapo.pt

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Projeto “Caldas Respira”

Portugal e a Região Oeste apresentam níveis baixos de saúde mental, daí que esteja a ser criado um ecossistema aberto a quem quer desenvolver produtos e serviços com impacto na qualidade de vida de todas as pessoas, usando como ponto de entrada a saúde mental. A...

PyTO Meetups no Óbidos Parque

Depois da análise e partilha do tema “MicroPython - Python para Microcontroladores”, por Ivo Lucas, senior software engineer na tecnológica MakeWise, segue-se, no dia 10 de fevereiro, às 17h30, nos edifícios centrais do Óbidos Parque, uma sessão sobre a framework...

Excursão aos jogos do Sporting

O núcleo do Sporting Clube de Portugal nas Caldas da Rainha realiza nesta quarta-feira, dia 1 de fevereiro, uma excursão ao estádio Alvalade XXI, para assistir ao jogo de futebol Sporting-Braga. A partida será às 19h15, da sede do núcleo. Outra excursão é ao...