Q

Filme de cineasta caldense é apresentado em Macau

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“No Divã”, um filme que junta Paulo Pires, André Gago, Bastet Cabeleira (a esposa do solista dos Xutos e Pontapés), e o maestro António Victorino D’ Almeida, sob a direção do realizador Miguel Costa, vai ser apresentado em Macau no Festival: “The Script Road – Macau Literary Festival”, no final do mês de março.
A equipa de filmagens

“No Divã”, um filme que junta Paulo Pires, André Gago, Bastet Cabeleira (a esposa do solista dos Xutos e Pontapés), e o maestro António Victorino D’ Almeida, sob a direção do realizador Miguel Costa, vai ser apresentado em Macau no Festival: “The Script Road – Macau Literary Festival”, no final do mês de março.

Nesta viagem a Macau, o cineasta caldense Miguel Costa vai acompanhado pelo maestro António Victorino D’Almeida, compositor da banda musical do seu filme e um dos convidados de honra do Festival, onde irá participar em dois concertos.

Trata-se de uma curta-metragem com a duração de 25 minutos, baseada num guião original de Miguel Costa, e que conta no seu elenco com atores de relevo, tendo como protagonistas Paulo Pires e Bastet Cabeleira nos papéis de Dr. Rodrigo e sua mulher Susana, respetivamente. André Gago interpreta um declamador e António Victorino D’Almeida um pianista improvisador.

Os estreantes Inês Simões, Pedro Borges de Lemos e Pedro Miguel completam o elenco, que integra ainda elementos ligados às Caldas da Rainha – João Elias, Dora Anes, Jéssica Isidoro (aluna da ETEO) e Jéssica Martinho (aluna da ETEO) – secundado por cerca de duas dezenas de figurantes.

Uma parte da equipa técnica também está ligada às Caldas: Ruben Filipe, operador de som (ESAD.CR), Guadalupe Carvalho, assistente de realização, José Paulo, produção, Flávia Costa, operadora de câmara principal (ETEO), Beatriz Rego, operadora de câmara (ex-ETEO) e Ana Vasconcelos, operadora de câmara (ETEO).

A pós-produção foi efetuada nas Caldas da Rainha, na produtora Miguel Costa Filmes, e durou cerca de três semanas.

A banda sonora vive da composição original de António Victorino D’ Almeida, que apoia todo o universo emocional do filme, tendo sido gravada numa sessão privada, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.

As filmagens decorreram essencialmente em dois décors, o interior e exterior da “Casa do Passal”, antiga casa do Cônsul de Portugal em Bordéus, Aristides de Sousa Mendes, em Cabanas de Viriato, e o Palácio Marquês da Fronteira, em Benfica.

Esta curta recebeu o apoio da Fundação Aristides de Sousa Mendes, Fundação Marquês da Fronteira, Volvo Portugal, Auto-Júlio e Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste.

O filme fala sobre a alma humana, suas necessidades, preconceitos, tensões, desejos, interesses, estímulos, contradições e perversidades. Sem tomar partido por nenhuma das partes, o mesmo tenta mostrar como uma mesma realidade pode ter dois pontos de vista completamente contraditórios.

Esta narrativa pretende ser uma viagem pelo mundo onírico dos personagens principais, o dr. Rodrigo e sua esposa Susana, numa luta entre o universo sensorial e a razão, revelando também a subjetividade circunstancial do ser humano.

Um psicólogo, o dr. Rodrigo, um homem bem na vida, começa a receber visitas de uma paciente misteriosa, que mantém o seu anonimato ao longo das sessões. A mesma conta-lhe a sua história, recebendo em troca os conselhos do doutor. Com o decorrer das consultas o dr. Rodrigo vai-se envolvendo cada vez mais, no universo intrigante e atraente da sua paciente, revelando mesmo grande atração pela figura que nunca viu, pois todas as consultas são dadas com o dr. Rodrigo virado para a janela e de costas para a sua paciente, imposição da mesma.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Caldas Rugby Clube com novos corpos sociais

Luís Gaspar é o novo presidente da direção do Caldas Rugby Clube para o biénio 2025-2027, segundo ficou determinado na assembleia geral eletiva realizada na passada sexta-feira no Estádio Dr. José Luis de Melo Silveira Botelho, sede do clube.

rugby

Torneio de vólei de quadras apresentado em Óbidos

Os responsáveis pela secção de voleibol da Associação Desportiva de Óbidos, Jorge Sousa, Marco Jesus, Jeferson Macedo, Vanessa Mrotskouski, Ana Gil e Célia Cipriano, fizeram a apresentação a 20 de junho, no Pavilhão Municipal de Óbidos, do 3º torneio de vólei de quadras na vertente de 4 x 4, que vai decorrer na Praia do Bom Sucesso, em Óbidos, no dia 26 de julho.

volei