Q

Previsão do tempo

15° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 18° C
15° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 18° C
15° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 20° C

Concurso “Ventos de Poupança” mobiliza comunidade escolar

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A OesteSustentável - Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste, está a promover e a coordenar, em articulação com a Enerdura - Agência Regional de Energia da Alta Estremadura e a Ameseixal - Agência Municipal de Energia do Seixal, o concurso pedagógico “Ventos de Poupança” que tem como finalidade promover a utilização racional da energia elétrica em escolas do Ensino Básico e Secundário localizadas na Região do Oeste, Odivelas, Leiria, Sintra e Seixal.

Entre os principais objetivos deste concurso pedagógico destaca-se a mobilização dos participantes para a importância da eficiência energética, a promoção de uma redução superior a 10% no consumo de energia elétrica nas escolas envolvidas, assim como a adoção de boas práticas de consumo de energia elétrica nas habitações de toda a comunidade escolar.

As 42 escolas em concurso que estão a elaborar um miniplano de sensibilização para a temática da eficiência energética mobilizaram, até a presente data, mais de 70 mil votos e o preenchimento de mais de 14 mil questionários.

Com base nos resultados provisórios, o top 3 das escolas mais votadas é composto pelo Agrupamento de Escolas D. João II de Caldas da Rainha, pela Escola E.B. 1,2 Ciclo – Complexo Escolar do Alvito do concelho de Óbidos e pelo Externato de Penafirme do concelho de Torres Vedras, respetivamente.

Posteriormente, o comité de avaliação comunicará as 30 escolas que passam à 2ª fase, recebendo estas como prémio um “kit” de monitorização de energia elétrica, assim como uma estação meteorológica com anemómetro.

A 2ª fase realizar-se-á de 16 de fevereiro a 11 de maio de 2015, sendo a decisão dos vencedores anunciada na cerimónia final com a entrega simbólica de uma microturbina eólica a cada uma das dez escolas premiadas, em evento a realizar no último período escolar, no Edifício da Comunidade Intermunicipal do Oeste – OesteCIM, em Caldas da Rainha.

O projeto “Ventos de Poupança” desenvolve-se no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica (PPEC 2013-2014), aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

A OesteSustentável é uma associação sem fins lucrativos que tem como missão a promoção de ações integradas que contribuam para uma maior eficiência energética, para um uso racional da energia, bem como o aproveitamento e promoção da utilização de recursos renováveis, de forma a contribuir para a sustentabilidade da Região Oeste num âmbito local, assim como para um desenvolvimento sustentável num âmbito global.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

José Viegas com duplo título de campeão nacional de veteranos

José Viegas, que reside nas Caldas da Rainha e foi um dos melhores praticantes nacionais de ténis de mesa, tendo representado o Sporting das Caldas para além de FC Porto, Benfica, Sporting e Clube 81 Huelva de Espanha, entre outros, e foi internacional por Portugal e com inúmeros títulos nacionais, conquistou nos dias 18 e 19 de maio, na Figueira da Foz, na categoria de veteranos, o Campeonato Nacional Individual e de Pares.

viegas