Q

Previsão do tempo

8° C
  • Monday 12° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 11° C
8° C
  • Monday 12° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 11° C
8° C
  • Monday 13° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 11° C

Baleia rara deu à costa em S. Martinho do Porto

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Uma baleia de bico, uma espécie rara na costa portuguesa arrojou na praia de S. Martinho do Porto, na passada quinta-feira, sendo estudada pelo Centro de Reabilitação de Animais Marinhos de Quiaios (CRAM). “Trata-se de uma baleia-bicuda-de-cuvier (Ziphius cavirostris), um animal que só existe normalmente em águas profundas, pelo que é muitíssimo raro acontecerem arrojamentos na costa portuguesa”, explicou à Lusa Marisa Ferreira, do CRAM.

O animal, com cerca de cinco metros de comprimento, foi inicialmente confundido com um cachalote, “uma vez que nesta altura do ano é normal aparecerem animais mortos”, afirmou Lourenço Gorricha, comandante do Porto da Nazaré.

A “necropsia” (autópsia) efetuada pelos técnicos do CRAM revelou, no entanto, tratar-se de uma baleia que “não existe em profundidades inferiores a mil metros” e cujo surgimento os biólogos admitem poder estar relacionado com a proximidade ao “canhão da Nazaré”, onde o mar atinge uma profundidade de cinco quilómetros.

A baleia “não apresentava marcas de redes de pesca” mas, segundo a bióloga, “tinha as costelas fraturadas, o que poderá indiciar que tenha batido, eventualmente contra um barco, e que tal possa ter provocado a morte”.

Ainda segundo a mesma responsável, “o esqueleto vai ser recolhido, estudado e, será colocado em exposição no futuro”, já que se trata de uma raridade a nível nacional e “o primeiro a que tivemos acesso no Centro de Quiaios”, concluiu.

Esta é a segunda baleia a arrojar nas praias do Oeste de Portugal este ano, depois de, no dia 26, outro animal, com cerca de quatro metros, ter dado à costa na Praia de Paredes de Vitória, também no concelho de Alcobaça.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

V Jornadas SIPO Júnior

Entre os dias 12 a 15 de abril decorre a 5ª edição das Jornadas da Semana Internacional de Piano de Óbidos (SIPO) Júnior, no Auditório Municipal de Óbidos, com master classes de piano, seminário de improvisação, concertos comentados e uma audição final dos...

sipo

Mostra de Renda de Bilros na Eira do Paço Real

A Junta de Freguesia de Serra d'El-Rei assinou no passado domingo um acordo para que a realização da Mostra Internacional de Renda de Bilros da Serra d'El-Rei, que deverá decorrer entre 27 e 29 de maio seja realizada na Eira do Paço Real da freguesia, inspirada na...

mostra

“Mercadinho de Trocas” no Mercado Municipal

O Mercado Municipal do Bombarral viveu no passado sábado mais uma manhã de brincadeira e partilha com a realização do “Mercadinho de Trocas”, iniciativa em que as crianças têm oportunidade de trocar entre si jogos, livros e brinquedos que já não usam. A atividade,...

mercado