Q

Previsão do tempo

17° C
  • Friday 26° C
  • Saturday 28° C
  • Sunday 27° C
18° C
  • Friday 27° C
  • Saturday 29° C
  • Sunday 28° C
18° C
  • Friday 32° C
  • Saturday 33° C
  • Sunday 31° C

Baleia rara deu à costa em S. Martinho do Porto

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Uma baleia de bico, uma espécie rara na costa portuguesa arrojou na praia de S. Martinho do Porto, na passada quinta-feira, sendo estudada pelo Centro de Reabilitação de Animais Marinhos de Quiaios (CRAM). “Trata-se de uma baleia-bicuda-de-cuvier (Ziphius cavirostris), um animal que só existe normalmente em águas profundas, pelo que é muitíssimo raro acontecerem arrojamentos na costa portuguesa”, explicou à Lusa Marisa Ferreira, do CRAM.

O animal, com cerca de cinco metros de comprimento, foi inicialmente confundido com um cachalote, “uma vez que nesta altura do ano é normal aparecerem animais mortos”, afirmou Lourenço Gorricha, comandante do Porto da Nazaré.

A “necropsia” (autópsia) efetuada pelos técnicos do CRAM revelou, no entanto, tratar-se de uma baleia que “não existe em profundidades inferiores a mil metros” e cujo surgimento os biólogos admitem poder estar relacionado com a proximidade ao “canhão da Nazaré”, onde o mar atinge uma profundidade de cinco quilómetros.

A baleia “não apresentava marcas de redes de pesca” mas, segundo a bióloga, “tinha as costelas fraturadas, o que poderá indiciar que tenha batido, eventualmente contra um barco, e que tal possa ter provocado a morte”.

Ainda segundo a mesma responsável, “o esqueleto vai ser recolhido, estudado e, será colocado em exposição no futuro”, já que se trata de uma raridade a nível nacional e “o primeiro a que tivemos acesso no Centro de Quiaios”, concluiu.

Esta é a segunda baleia a arrojar nas praias do Oeste de Portugal este ano, depois de, no dia 26, outro animal, com cerca de quatro metros, ter dado à costa na Praia de Paredes de Vitória, também no concelho de Alcobaça.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Sofia está desaparecida

Ana Sofia Sousa Ribeiro, de 28 anos, foi supostamente passar uns dias em casa de uma amiga, em Lisboa, no passado dia 19, mas está desaparecida desde então, relata a família.

desaparecida

“Há Festa na Bordalo”

A Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, é palco da iniciativa “Há Festa na Bordalo”, no dia 4 de junho, para encerramento do ano letivo.