A Juventude Socialista (JS) realizou o primeiro encontro de concelhias da área da CIM-Oeste (Comunidade Intermunicipal do Oeste). O encontro decorreu em Peniche, com a presença das concelhias de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Lourinhã, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras, bem como a Federação Regional Oeste e a Federação de Leiria.
O encontro teve como objetivo identificar e debater problemas que afetam os jovens dos 12 municípios da região Oeste e reforçar ligações entre as várias estruturas de jovens socialistas. A JS identificou “um sentimento comum de pertença e identidade para com a região Oeste” e verificou que “os desafios e anseios dos jovens oestinos são, na sua maioria, transversais a toda a região Oeste”.
Do encontro foi possível verificar uma preocupação, comum, das estruturas, relativamente à permanência de jovens no Oeste. Apontando a falta de postos de trabalho qualificados, a deficiente rede de transportes públicos e a debilitada rede rodoviária e ferroviária, foi também apontada a falta de oferta cultural que possa atrair e, manter os jovens oestinos nos seus concelhos e, assim, contribuírem para o desenvolvimento da região.
A JS apontou o turismo, a indústria e agricultura como via para a criação de postos de trabalho na região. Demonstrou também o seu desagrado perante “o abandono, por parte do governo central, do novo IC 11 ou a debilitada linha do Oeste”, infraestruturas que a JS considera importantes para o desenvolvimento da região.
Os jovens socialistas do Oeste demonstraram, ainda, preocupação perante a inexistência, em alguns municípios da CIM-Oeste, de Conselhos Municipais da Juventude, órgãos consultivos que consideram de “extrema importância para dar voz a todos os jovens oestinos e aproximar a juventude dos órgãos autárquicos da região”.
Tanto a Juventude Socialista do Oeste como a Federação de Leiria consideram que este foi o arranque de uma parceria que se irá manter, com o intuito de dar mais força a todos os jovens socialistas do Oeste para continuarem a trabalhar pelos jovens oestinos e pelo desenvolvimento da região Oeste.
0 Comentários