Depois da conquista do Campeonato Distrital em Sub-16 Masculinos, as equipas de Sub-19 Femininos e Sub-18 Masculinos disputaram as suas fases finais, respetivamente em Pombal e nas Caldas da Rainha.
Em Pombal, as pupilas de Nuno Martins, quartas classificadas na segunda fase, enfrentaram a equipa do Soutocico, que alcançaram o primeiro lugar. Num jogo em que as caldenses tiveram sempre dificuldade em acompanhar, viram-se derrotadas por 70-47. Já o NDAP venceu o BC Lis por 70-54 e garantiu a disputa da final. No segundo dia, as caldenses disputaram com o BC Lis o terceiro e quarto lugar e num jogo emotivo que se manteve equilibrado até meio do terceiro período, acabaram por sair derrotadas por 55-42, ficando em quarto lugar. Por sua vez, o Soutocico derrotou o NDAP por escassos seis pontos e garantiu o título de campeão distrital.
Por sua vez, os Sub-18 Masculinos, primeiros classificados na segunda fase, foram os anfitriões da Fase Final do seu escalão, enchendo de amantes de basquetebol o Pavilhão Rainha D. Leonor. No primeiro dia, defrontaram o quarto classificado – Sporting Clube Marinhense – vencendo, não sem alguma dificuldade, por 59-55 (parciais de 14-11; 13-12; 13-20 e 19-12). No segundo jogo, entre segundo e terceiro classificados, o IEJOTA do Juncal venceu sem grande dificuldade o jogo com o CBL por expressivos 84-36 (parciais de 14-8; 20-4; 25-13; 25-11).
No jogo para apuramento de terceiro e quarto classificados entre CBL e Marinhense, o jogo emotivo da tarde, com contínuas alternâncias do marcador, ficou decidido apenas a segundos do fim com um “buzzerbeater” do atleta leiriense Henrique Neves, garantindo a vitória à sua equipa por 51-49 (parciais de 13-12; 18-11; 11-11 e 9-15).
Na final, à semelhança dos Sub-16, defrontaram-se Pimpões e IEJOTA. Jogo equilibrado no início (parcial de 11-12), veio a revelar-se complicado para os caldenses que, falhando demasiados lançamentos fáceis e até lances livres, abriram espaço para que os visitantes ganhassem avanço no marcador, com parciais de 14-22 e 4-15. No último período, os caldenses ainda ensaiaram uma reação, já tardia, e apesar de vencerem o parcial por 25-17, saíram derrotados por 54-66, garantindo ainda assim uma vaga na Taça Nacional.
Após os jogos, teve lugar a entrega de prémios aos juízes e aos quarto, terceiro, segundo e primeiro classificados, entregues respetivamente por João Ribeiro, diretor técnico regional da Associação de Basquetebol de Leiria (ABL), Susana Chust, vice-Presidente dos Pimpões, Jorge Pedro, vice-presidente da ABL, e João Rebelo – vice-presidente da ABL.
0 Comentários