Q
Numismática

Moedas Portuguesas Comemorativas do Euro

Luís Manuel Tudella

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
46ª. Moeda Património da Humanidade Mosteiro dos Jerónimos 2 1/2 Euro Características da moeda Anv: Apresenta na orla inferior a legenda "Portugal", no campo superior a era "2009" e por cima o valor facial da moeda em duas linhas "2 1/2 Euro", ao lado o escudo nacional assente na esfera armilar, surgindo como elemento de fundo um campo onde se representam as nervuras ogivais da abóbada do Mosteiro.

46ª. Moeda Património da Humanidade Mosteiro dos Jerónimos 2 1/2 Euro Características da moeda Anv: Apresenta na orla inferior a legenda "Portugal", no campo superior a era "2009" e por cima o valor facial da moeda em duas linhas "2 1/2 Euro", ao lado o escudo nacional assente na esfera armilar, surgindo como elemento de fundo um campo onde se representam as nervuras ogivais da abóbada do Mosteiro.

Rev: Apresenta no campo central uma figura alongada composta pela sequência das arcadas e fachada do edifício do Mosteiro dos Jerónimos, culminando com a representação da porta sul da igreja e respetivo trabalho de gravura; na orla esquerda da moeda, encontra-se a legenda “Mosteiro dos Jerónimos” e no campo inferior o símbolo da UNESCO e o logótipo do Património Mundial.

Autor: Isabel Carriço/Fernando Branco.

Moedas de Prata com acabamento normal;

Valor facial 2,50 Euro; CN; Dia. 28 mm; Peso 10 g.; Bordo serrilhado. Cunhagem 150.000 exemplares.

Moedas de Prata proof:

Valor facial 2,50 Euro; Ag: 925/1000 de toque; Dia 28 mm; Peso 12 g.; Bordo serrilhado. Cunhagem 5.000 exemplares.

Mosteiro dos Jerónimos ou Mosteiro de Santa Maria de Belém é um monumento manuelino, testemunho da riqueza dos Descobrimentos portugueses. Situa-se em Belém, Lisboa, à entrada do Rio Tejo. Constitui o ponto mais alto da arquitetura manuelina e o mais notável conjunto monástico do século XVI em Portugal e uma das principais igrejas da Europa.

Destacam-se o seu claustro, completo em 1544, e a porta sul, de complexo desenho geométrico, virada para o rio Tejo. Os elementos decorativos são repletos de símbolos da arte da navegação e de esculturas de plantas e animais exóticos. O monumento é considerado património mundial pela UNESCO, e em 7 de julho de 2007 foi eleito como uma das sete maravilhas de Portugal.

Em 2010 foi visitado por 644 729 visitantes, 92,2% estrangeiros, e no ano de 2013 foi visitado por 722 mil visitantes.

Encomendado pelo rei D. Manuel I, pouco depois de Vasco da Gama ter regressado da sua viagem à Índia, foi financiado em grande parte pelos lucros do comércio de especiarias. Escolhido o local, junto ao rio em Santa Maria de Belém, em 1502 foi iniciada a obra com vários arquitetos e construtores, entre eles Diogo Boitaca (plano inicial e parte da execução) e João de Castilho (novo plano, abóbadas das naves e do transepto – com uma rede de nervuras em forma de estrela –, pilares, porta sul, claustro, sacristia e fachada) que substituiu o primeiro em 1516/1517. No reinado de D. João III, foi acrescentado o coro alto.

Deriva o nome de ter sido entregue à Ordem de São Jerónimo, nele estabelecida até 1834. Sobreviveu ao sismo de 1755 mas foi danificado pelas tropas invasoras francesas enviadas por Napoleão Bonaparte no início do século XIX.

O Mosteiro é uma referencia cultural que não escapou nem aos artistas, cronistas ou viajantes durante os seus cinco séculos de existência. Foi acolhimento e sepultura de reis, e, mais tarde, de poetas.

Inclui, entre outros, os túmulos dos reis D. Manuel I e sua mulher, D. Maria, D. João III e sua mulher D. Catarina, D. Sebastião e D. Henrique e ainda os de Vasco da Gama, de Luís Vaz de Camões, de Alexandre Herculano e de Fernando Pessoa. O corpo de Almeida Garrett encontrou-se aqui sepultado entre 08-03-1926 e 01-12-1966, altura em que foi solenemente trasladado para o Panteão Nacional da Igreja de Santa Engrácia.

Após 1834, com a expulsão das Ordens Religiosas, o templo dos Jerónimos foi destinado à Igreja Paroquial da Freguesia de Santa Maria de Belém.

Hoje é admirado por cada um de nós, não apenas como uma notável peça de arquitetura mas como parte integrante da nossa cultura e identidade.

Numa extensão construída em 1850, está localizado o Museu Nacional de Arqueologia. O Museu da Marinha situa-se na ala oeste. Integrou, em 1983, a XVII Exposição Europeia de Arte, Ciência e Cultura.

O Mosteiro dos Jerónimos foi declarado Monumento Nacional em 1907 e, em 1983, a UNESCO classificou-o como “Património Cultural de toda a Humanidade”.

Fontes: pt.wikipedia.org/wiki/Mosteiro_dos_Jerónimos; Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre; INCM; coleção particular do autor.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Radar na Avenida João Fragoso

A PSP informou que vai realizar operações de controlo de velocidade com radar no 7 de março, entre as 14h00 e as 17h00, na Avenida João Fragoso (entre a rotunda do E. Leclerc e a rotunda para o Bairro das Morenas), nas Caldas da Rainha.

Polícias agredidos

Dois agentes da PSP da Nazaré foram agredidos nas últimas semanas, tendo sofrido ferimentos que os levaram a ter de receber assistência hospitalar.