Q

Autocarros das Caldas da Rainha com informações sobre monumentos e agenda cultural

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Enquanto circula nos transportes públicos urbanos Toma, o utilizador vai passar a poder visionar nos monitores dos autocarros conteúdos turísticos sobre os locais em que estão a passar e informações sobre a agenda de eventos da cidade. Uma voz previamente gravada anuncia também cada paragem.
Frota foi renovada com dois novos autocarros (foto Adriana Aguiar)

Enquanto circula nos transportes públicos urbanos Toma, o utilizador vai passar a poder visionar nos monitores dos autocarros conteúdos turísticos sobre os locais em que estão a passar e informações sobre a agenda de eventos da cidade. Uma voz previamente gravada anuncia também cada paragem.

O sistema entrou em vigor na semana passada nos quatro autocarros TOMA das três linhas existentes (azul, verde e laranja), na sequência do contrato da RodoCaldas, sucursal da Rodoviária do Tejo, com a Câmara das Caldas. O concurso previa que o sistema fosse integrado em dois novos autocarros que iam renovar a frota, mas a empresa resolveu estendê-lo a todas as viaturas, foi explicado na viagem inaugural, na sexta-feira, em que participou o administrador executivo da Rodoviária do Tejo, Orlando Ferreira.

O novo sistema, em conjugação com o Gabinete de Turismo da Câmara Municipal de Caldas da Rainha, não implicou qualquer custo da autarquia, já que o investimento, na ordem dos 5800 euros, foi assumido pela empresa. Está integrado na plataforma desenvolvida pela empresa BitCliq para o Caldas da Rainha CityGuide, uma aplicação que disponibiliza informações sobre os monumentos e eventos no concelho.

Para o presidente da Câmara, Tinta Ferreira, o sistema instalado no TOMA “é inovador e não existe ainda em muitos locais”.

Pedro Manuel, da Bitcliq, explicou que na plataforma tecnológica “vários parceiros e a Câmara podem colocar informação”. Atualmente associações e instituições, para além da Câmara e juntas de freguesia, têm acesso ao back-office para introduzir dados.

A empresa de engenharia de software, sedeada em Caldas da Rainha, descreve que o projeto Caldas da Rainha City Guide nos autocarros do TOMA “visa oferecer a todos os utentes do serviço de transportes urbanos das Caldas da Rainha, um serviço de informação e comunicação digital, onde é possível conhecer todos os pontos de interesse turísticos da cidade, aquando da passagem do autocarro pela sua proximidade”.

O sistema informa os passageiros sobre a paragem e próxima paragem, recorrendo a um ecrã e ao sistema de áudio do autocarro. Entre paragens apresenta informação informativa/publicitária georreferenciada, em função da posição GPS do autocarro.

Futuramente será possível obter também informações em “tempo real” sobre a rede de transportes existentes na cidade, anunciou Cristina Frazão, responsável da direção operacional das Caldas da Rainha da Rodoviária do Tejo, que adiantou ainda que a instalação de wi-fi nos TOMA está a ser estudada.

O TOMA foi lançado em 2006, no âmbito de um projeto-piloto destinado a diminuir o número de automóveis a circular na cidade, estimado na ocasião em cerca de 26 mil automóveis diários. Atualmente com quatro miniautocarros de 16 lugares, efetua viagens em três percursos, com partidas de meia em meia hora.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Detido por incendiar casa que companheira abandonou com queixas de violência

Um homem de 40 anos, suspeito de ter incendiado a habitação e um anexo nas Caldas da Rainha onde residia com a companheira, ficou em prisão preventiva. O ato terá sido cometido num contexto de diversos episódios de violência doméstica e quando o homem agiu sob efeito de álcool e por vingança por ela o ter abandonado.

incendiario

Festival da Ginja de Óbidos em Amoreira

O 10º Festival da Ginja de Óbidos vai decorrer em Amoreira, numa organização da Junta de Freguesia, nos dias 27, 28 e 29 de junho.

ginja

Estratégias para o comprador de um automóvel ficar satisfeito

A importância do foco no atendimento do cliente na aquisição de uma viatura para que seja melhor adaptada às suas necessidades e para diminuir dúvidas e incertezas e aumentar a sua confiança, deve ser uma preocupação de quem é profissional de vendas de automóveis.

estrategias