ArvoreSer é um espetáculo onde o teatro se cruza com a ilustração em tempo real, concebido especialmente para o público de idade pré-escolar e do 1º ciclo. O ponto de partida para a criação é o romance de Ítalo Calvino, “O Barão Trepador”, história fantástica sobre um rapaz que certo dia decide subir para cima das árvores e nunca mais pôr o pé no chão, enquanto for vivo. Promessa que mantém.
Partindo desta personagem e da sua particular escolha de vida, a dramaturgia evoca algumas ideias marcantes do romance, usando alguns excertos do texto original, e elaborando a partir daí situações e dinâmicas que privilegiam a relação da intérprete com a ilustração e a ilustradora.
A ilustradora e a intérprete brincam entre o desenho e a palavra. Um corpo que conta e um corpo que desenha. Um corpo que desenha num corpo que conta. Sem grandes artifícios, numa dinâmica que procura a envolvência do público através do poder de sugestão de uma imagem que se vê nascer, e de uma história onde o que parece impossível se torna real.
A ilustração performativa, devido ao seu caráter in loco, faz com que a ligação entre a narrativa e o desenho se intensifique de um modo profundo e instantâneo. A interpretação e a ilustração fundem-se num novo organismo e, como numa dança, os emissores reorganizam-se mutuamente, reduzindo a sua essência à força do momento presente, ao imprevisto do instante, único e irrepetível, em que a sua fruição volátil e efémera se faz em comunhão com o público.
No final da apresentação, quando esta é feita para público escolar, ficará um legado, que será a ilustração concebida em cena, sobre a qual as crianças em conjunto com os educadores podem, posteriormente, intervir fisicamente, colorindo a imagem/memória do espetáculo a que assistiram.
O evento tem lugar no CCC das Caldas da Rainha, no dia 1 de fevereiro, às 16h30. Os bilhetes para crianças com menos de 12 anos custam três euros e meio. O bilhete geral é cinco euros.
0 Comentários