O Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro organiza, no decorrer do mês de janeiro, dois colóquios com o intuito de comemorar os 130 anos da edificação das escolas a que está associado, de forma indelével, Rafael Bordalo Pinheiro.
A Escola de Desenho de Caldas da Rainha/Escola Rainha D. Leonor iniciou as suas funções em janeiro de 1885, em edifício cedido para o efeito pela Câmara Municipal de Caldas da Rainha. Desde essa data e decorridos 130 anos, a completar em janeiro de 2015, a escola tem contribuído para a construção do saber de muitas gerações de jovens, bem como para o desenvolvimento do comércio e indústria da região.
No decorrer deste período, a escola foi-se adaptando a novas realidades, mas sempre respeitando a matriz artística, tecnológica e cultural idealizada pelo fundador.
Com a comemoração do aniversário da fundação da “Escola de Desenho de Caldas da Rainha/Escola Rainha D. Leonor” pretende-se não só dar notícia do acontecimento, como dar satisfação a uma divida de gratidão, a todos quantos no decorrer deste percurso, foram artífices na construção deste projeto formativo.
O programa, a decorrer no auditório do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro, contará no dia 9 de janeiro, pelas 20h30, com Cristina Horta – Contributos de Manuel Mafra e Rafael Bordalo Pinheiro no processo de formação e evolução para a industrialização; João Paulo Cotrim – A obra artística de Rafael Bordalo Pinheiro nas suas várias facetas direcionando-as para a caricatura; Isabel Castanheira – A “pegada” de Rafael Bordalo Pinheiro na cidade; Moderação: José Manuel Pereira da Silva.
No dia 30 de janeiro, pelas 20h30, é a vez de João Bonifácio Serra – A cerâmica de Bordalo no contexto do século XIX; Mário Tavares – A Indústria e o Ensino em Caldas da Rainha; Rui Lopes – “Reformas Educativas do último quartel do século XIX/Início do século XX; Moderação: José Manuel Pereira da Silva.
0 Comentários