Q
Pela sua Saúde…

Ano Novo? Mais Saúde!

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Em breve 2015 abre as suas portas para um novo ano que esperamos sempre melhor. Mas se pensarmos um pouco relativamente à nossa saúde, muitos dos problemas que podem surgir ao longo do ano, estão diretamente ligados aos nossos comportamentos diários.

Em breve 2015 abre as suas portas para um novo ano que esperamos sempre melhor. Mas se pensarmos um pouco relativamente à nossa saúde, muitos dos problemas que podem surgir ao longo do ano, estão diretamente ligados aos nossos comportamentos diários.

O ano novo geralmente constitui um incentivo à mudança, à tomada de decisões embora muitas vezes efémeras, mas ainda assim positivas. Por isso, tendo em conta este estímulo, porque não procurar mudar um pouco os hábitos alimentares, porque não introduzir a prática de exercício físico no seu quotidiano, porque não aumentar a literacia em saúde, estando mais capacitado para eventuais alterações do estado de saúde?

A alimentação saudável é a alimentação na qual se deve comer bem e de forma equilibrada para que os adultos mantenham o peso ideal e as crianças se desenvolvam bem fisicamente, intelectualmente. É uma dieta composta de proteínas, hidratos de carbono, gorduras, fibras, cálcio e outros minerais e vitaminas. Deve ser variada e possuir todos os tipos de alimentos, sem abusos e também sem exclusões, repartida em várias refeições diárias, não esquecendo a hidratação, essencial à vida. Resumindo, comer de tudo um pouco, em pequenas quantidades, ao longo do dia, com bastante água à mistura!

A prática de exercício físico é qualquer atividade física que mantém ou aumenta a aptidão física em geral e tem o objetivo de alcançar a saúde e a recreação. A razão da prática de exercício inclui: o reforço da musculatura e do sistema cardiovascular, o aperfeiçoamento das habilidades atléticas, a perda ou manutenção do peso. São inúmeros os estudos que afirmam que o exercício físico realizado de forma regular estimula o sistema imunológico, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, diabetes, modera o colesterol, ajuda a prevenir a obesidade, melhora a saúde mental e ajuda a prevenir a depressão. Resumindo: fazer exercício físico contribui em muito para a melhoria do estado de saúde!

A literacia em saúde é a capacidade de cada um para tomar decisões em saúde fundamentadas, no decurso da vida, em casa, na comunidade, no local de trabalho, no mercado, na utilização do sistema de saúde e no contexto político, possibilitando o aumento do controlo das pessoas sobre a sua saúde, a sua capacidade para procurar informação e para assumir responsabilidades. Resumindo: saber e estar informado permite que cada um de nós fique mais capacitado para agir na sua própria saúde!

Manter uma alimentação saudável, praticar exercício físico e aumentar a literacia em saúde são os três desejos que deixo para si em 2015 e que os mesmos contribuam para aumentar a saúde e a qualidade de vida. Às vezes parece difícil mas basta começar com pequenos gestos, que rapidamente se tornam rotinas e o nosso corpo agradece com mais vitalidade e energia.

Quanto a mim, continuarei a trazer mensalmente estas poucas palavras mas que espero, contribuam para a sua literacia em saúde! Lembre-se que apostar na prevenção é ganhar qualidade de vida!

Enf. Miguel Miguel

Para sugestão de temas / esclarecimentos: miggim@sapo.pt

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Festival internacional de cinema dedicado aos oceanos

A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) de Peniche vai promover a segunda edição do Oceans Film Fest, um festival internacional de cinema dedicado à diversidade e valor dos oceanos em todas as suas vertentes – científica, cultural, artística, turística e etnográfica. Dinamizado em parceria com a CPFC - Centro de Portugal Film Commission e o apoio do Festival ART&TUR, o Oceans Film Fest realiza-se em Peniche, entre os dias 14 e 27 de março.

oceans

Mulheres da Dinastia de D. Leonor

Somos as “Aventureiras da Leitura”, da associação Olha-Te, das Caldas da Rainha, e queremos relembrar a vida de familiares de D. Leonor que deixaram marca na história de Portugal. No âmbito da celebração do quinto centenário da morte da nossa rainha, continuamos com a tia-avó de D Leonor.

Borgonha

Tribunal vai decidir crimes de escravidão e tráfico

Vai ser lida no dia 26 de março a decisão do coletivo de juízes do Tribunal de Leiria sobre a acusação a um casal da Moldávia, residente no concelho de Peniche, que responde por dois crimes de escravidão e outros dois de tráfico de pessoas.