Q

Previsão do tempo

16° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
17° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 23° C
17° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 24° C
Numismática

Moedas Portuguesas Comemorativas do Euro

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Por: Luís Manuel Tudella 44ª. Moeda 10º. Aniversário da União Europeia e Monetária - UEM 2 Euro

Anv: É utilizado o desenho europeu das moedas com o novo mapa da Europa alargada, sem fronteiras, com o valor facial ao longo da moeda.

Rev: Apresenta no campo central os desenhos da figura humana de forma primitiva e o símbolo do Euro orlados na parte superior pela legenda “Portugal” e, na parte inferior, pela legenda “UEM 1999-2009” e, envolvendo todo o desenho, encontram-se dispostas em forma circular as 12 estrelas.

Autores: Luc Luycx/George Stamatopoulos.

Moedas bimetálicas: Dia. – 27,5 mm; Peso 8,5 g; Bordo serrilhado.

Amoedação: 1 250 000 exemplares.

Moeda BNC: Dia. – 27,5 mm; Peso 8,5 g; Bordo serrilhado. Amoedação: 15 000 exemplares.

Moeda Proof: : Dia. – 27,5 mm; Peso 8,5 g; Bordo serrilhado. Amoedação: 10 000 exemplares.

Aquando da celebração do 10.º aniversário do lançamento da UEM e da introdução do euro, todos os países da área do euro emitiram uma moeda comemorativa de 2 Euro com um desenho comum.

Este conjunto reúne 16 moedas da zona Euro dos seguintes países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Espanha, Eslováquia, Eslovénia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Itália, Irlanda, Luxemburgo, Malta e Portugal.

As moedas comemorativas de 2 Euro são moedas de euro especialmente criadas pelos estados membros da Eurolândia desde 2004, com o objetivo de comemorar algum acontecimento importante para o país. Até novembro de 2006, foram cunhadas 21 variantes destas moedas, 6 em 2004, 8 em 2005 e 7 em 2006.

Quanto ao desenho existem duas restrições: não se poderá trocar a face comum da moeda e a face nacional da moeda regular não poderia ser trocada antes de 2008 a não ser que um chefe nacional representado na moeda falecesse antes dessa data (isto já aconteceu no Mónaco e no Vaticano, já que os seus chefes de estado, o príncipe Rainier III e o Papa João Paulo II, morreram em 2005 e o desenho foi alterado em 2006, assim cada membro apenas pode criar uma moeda comemorativa por ano e sempre com o valor facial de 2€.

Para a criação de uma nova moeda comemorativa, os Estados Membros devem informar a Comissão com uma antecedência de pelo menos seis meses antes da emissão. O Comité Económico e Social Europeu da União é o órgão encarregado de aprovar as emissões naqueles casos em que se preveja um volume de emissão superior a 0,1%. A descrição do desenho assim como qualquer outra informação relacionada com o assunto deve ser publicado no Diário Oficial da União Europeia.

Fontes: União Europeia; Wikipedia; INCM; coleção particular do autor.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Bombeiros pedem criação de carreira

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Bombarral entregou na tarde da passada quarta-feira, na Câmara Municipal, uma carta a alertar para a necessidade da criação da carreira de bombeiro.

carta

Concurso de Ideias de Negócio

O Município do Bombarral encontra-se a promover o Concurso de Ideias de Negócio “Bombarral – Coração do Oeste”, iniciativa que pretende captar ideias de negócio que sejam desenvolvidas no território e que fixem no concelho a sua sede social.