Q

Previsão do tempo

9° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
9° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
9° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C

Instituições de deficientes das Caldas e Peniche na Assembleia da República

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Comemorou-se a 3 de dezembro o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A deputada caldense na Assembleia da República, Conceição Pereira, que tem sob sua alçada a área da deficiência, convidou o Centro de Educação Especial Rainha D. Leonor (CEERDL), das Caldas da Rainha, e a Cercipeniche, a partilhar os seus projetos no Parlamento.
Conceição Pereira convidou o CEERDL e a Cercipeniche a partilharem os seus projetos no Parlamento

A abertura foi efetuada pela deputada, que destacou a importância da igualdade de oportunidades para pessoas com deficiência.

A diretora do CEERDL, Maria João Domingos, apresentou o trabalho que a instituição tem vindo a desenvolver nos domínios da formação, do emprego, da ocupação pelo trabalho e da inclusão. Três jovens que frequentam o Centro de Atividades Ocupacionais desta instituição caldense apresentaram a coreografia “Caixinha de Música”.

A vice-presidente da Cercipeniche, Andreia Capataz, ressaltou a importância do trabalho diário das organizações em prol dos direitos e qualidade de vida das pessoas com deficiência.

A escolha da deputada prendeu-se com o facto de “convidar duas instituições do distrito que são reconhecidas pelo trabalho feito no terreno”, disse, acrescentando que o encontro juntou 10 jovens, responsáveis e técnicos.

Presentes estiveram também os presidentes das Câmaras das Caldas da Rainha e Peniche, Tinta Ferreira e José Correia, o vereador socialista caldense Rui Correia, bem como a presidente da Fenacercis (Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social), Julieta Sanches, que fez uma intervenção alusiva ao dia.

Conceição Pereira foi indicada pela Assembleia da República para integrar a equipa que vai monitorizando a Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

CEERDL e APER com iniciativas nas Caldas

Enquanto na Assembleia da República se assinalava o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, nas Caldas a Escola de Sargentos do Exeécito recebeu 35 pessoas com deficiências graves que frequentam o Centro de Atividades Ocupacionais do CEERDL e um grupo de enfermeiros da APER, para a realização de atividades de orientação e batismo em sela.

A ANDITEC – empresa especializada em tecnologias de apoio a pessoas com deficiência, esteve nas instalações do Centro de Educação Especial Rainha D. Leonor (CCCERDL) com demonstração de produtos tecnológicos na área da deficiência e reabilitação.

À tarde, utentes do CEERDL com mobilidade reduzida e em cadeira de rodas e enfermeiros da Associação Portuguesa dos Enfermeiros de Reabilitação (APER) realizaram um percurso urbano, orientado pelo arquiteto Rui Tormenta, da Câmara Municipal, evidenciando-se as novas acessibilidades decorrentes da requalificação da baixa da cidade.

A APER e o CEERDL procuraram promover uma “maior consciencialização para as questões da deficiência e sensibilização para a participação social e vivência de cidadania destas pessoas”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR leva presentes de alunos a idosos

Alunos da turma 8C da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, prepararam presentes alusivos à páscoa para serem distribuídos por idosos que vivem no concelho.

idosos

Barbeiro desaparecido

Um barbeiro brasileiro, de 42 anos, está desaparecido desde 3 de março, havendo suspeitas de que se possa ter afogado no mar na Foz do Arelho, localidade onde residia, mas não havendo testemunhas todas as hipóteses estão em aberto, tendo o caso sido comunicado ao Ministério Público e à Polícia Judiciária.

desaparecido0