Q

Previsão do tempo

22° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 32° C
22° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 33° C
23° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 28° C
  • Friday 36° C

2.ª Conferência Oeste Evolui no Cadaval

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No passado dia 21 decorreu, na vila do Cadaval, no auditório da Câmara Municipal, a 2.ª Conferência Oeste Evolui, que este ano refletiu sobre a temática “Gestão da Água: desafios para um futuro sustentável”. A organização da conferência esteve a cargo da empresa Plio, que contou com o apoio da Câmara Municipal do Cadaval e do JORNAL DAS CALDAS.

Esta foi a 2.ª Conferência que a Plio organiza no Oeste, tendo primordialmente como objetivo descentralizar este tipo de encontros técnicos e, assim, promover a própria região e potenciar a discussão de temáticas relacionadas com o planeamento do Oeste.

Esta conferência foi repartida em quatro momentos: a receção aos participantes onde, para além da entrega dos documentos da conferência, foi servido um pequeno-almoço com produtos típicos da região, patrocinados por comerciantes e produtores, o painel da manhã, a visita de campo à Real Fábrica do gelo e o painel da tarde.

Após a receção aos participantes, a conferência iniciou-se com o painel cujo tema assentou na importância da gestão da água. Foi moderado por Diogo de Abreu, professor no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa, e teve como oradores Carlos Cupeto, professor da Universidade de Évora, Sofia Batista, atual Chefe da Divisão do Estado Qualitativo da Água, do Departamento de Recursos Hídricos, da Agência Portuguesa do Ambiente.

Os trabalhos da tarde iniciaram-se com a visita de campo à Real Fábrica do Gelo, que para além de ter tido uma componente lúdica, incidiu também na partilha de conhecimentos ao nível da geomorfologia da Serra do Montejunto e também da água, assim como contribuiu para dar a conhecer aos participantes da conferência este magnífico património natural e arquitetónico da região.

Noutro painel debateu-se o valor da água, moderado por Arménio de Figueiredo, administrador-delegado das Águas do Oeste, com a intervenção de Jaime Batista, presidente da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, Armando Afonso, professor da Universidade de Aveiro e presidente da Direção da Associação Nacional para a Qualidade nas Instalações Prediais, e Pedro Krupensky, Diretor da OIKOS, Cooperação e Desenvolvimento.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Macroalga da costa de Peniche pode retardar envelhecimento da pele

Os extratos enriquecidos em florotaninos e outros componentes obtidos a partir de uma macroalga recolhida na costa de Peniche apresentam um marcado efeito inibidor sobre as enzimas colagenase e elastase, responsáveis pela degradação da matriz da pele e diretamente relacionadas com o processo de envelhecimento cutâneo, aponta uma investigação levada a cabo por uma equipa do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente do Politécnico de Leiria. A investigação originou um pedido de patente, que foi agora aprovada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

alga

2500 pessoas em corrida de toiros mista

Mais de 2500 pessoas (mais de dois terços da lotação) assistiram na praça do Sítio da Nazaré, na noite do passado sábado, ao regresso a esta arena das corridas de toiros mistas, nas quais existem toureio a cavalo e toureio a pé.

sitio 1

Ciclismo em A-dos-Francos

No dia 21 de agosto, a segunda etapa da 14ª Volta a Portugal de Cadetes em ciclismo vai passar em A-dos-Francos, junto ao monumento de homenagem a João Almeida, cerca das 11h30, depois do prólogo em Alpiarça e da primeira etapa entre Almeirim e Benavente.