Q

Previsão do tempo

20° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 31° C
  • Saturday 28° C
20° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 32° C
  • Saturday 29° C
21° C
  • Thursday 27° C
  • Friday 36° C
  • Saturday 33° C

1600 idosos celebram Natal em almoço convívio na Expoeste

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A comemoração do Natal reuniu 1600 idosos do concelho das Caldas da Rainha num almoço de convívio e animação, que teve lugar na passada segunda-feira na Expoeste. Esta festa, especialmente dedicada aos utentes do Cartão Municipal do Idoso (CMI), foi organizada pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Grupo Concelhio de Apoio à Pessoa Idosa e Juntas de Freguesia do concelho. Segundo a vereadora da ação social, Conceição Pereira, há três anos que a iniciativa se realiza. No primeiro ano, por ser novidade, não apareceram muitos idosos, mas no ano passado o número excedeu o previsto. Estiveram na festa mais seniores do que estavam inscritos, o que causou embaraço ao serem servidas as refeições. Mas este ano, a organização estava preparada.
Almoço no salão da Expoeste

“Trabalhámos em conjunto com as instituições particulares de solidariedade social e as juntas, a escola secundária Raul Proença e a associação Viagem de Volta ajudaram na distribuição e preparámos refeições para dois mil idosos”, contou a vereadora.

“Procurámos ter mais controlo das pessoas, porque no ano passado entraram muitas sem preencher os requisitos – não eram do concelho, nem se tinham inscrito”, apontou a autarca, fazendo notar que desta vez não houve espera pela comida.

A refeição, confecionada pelo Arneirense, era composta por sopa de legumes ou de feijão, carne frita com arroz de cenoura, pudim, bolo-rei e bebidas.

A tarde prosseguiu com animação a cargo do coro da universidade sénior, cavaquinhos e baile.

Para a vereadora, este foi um momento de alegria para os idosos. “Muitos não teriam festa de natal, mas para além disso é uma forma de encontrar e rever amigos, porque uns não saem de casa, outros estão em instituições, e conviver é importante, para que o isolamento seja quebrado”, comentou.

Autarquia promove iniciativas solidárias

Nesta quadra natalícia, a Câmara Municipal das Caldas da Rainha promove diversas iniciativas, dirigidas às famílias mais carenciadas do concelho, com o objetivo de proporcionar um natal mais solidário.

Assim, no dia 20 de dezembro, pelas 15h30, no Centro Cultural e de Congressos, realiza-se a Festa “Natal Mágico 2014”. Cerca de 250 crianças irão assistir a um espetáculo alusivo à época, seguindo-se um lanche.

“Optámos por uma festa diferente, porque a sociedade civil também faz festas. Há crianças que nunca viram teatro ou foram ao cinema, e vão ter agora oportunidade. No final haverá um lanche bem recheado. São crianças de famílias referenciadas”, indicou a vereadora da ação social.

No dia 22 de dezembro, pelas 15h00, na Associação Cultural, Desportiva e Recreativa Arneirense, no Bairro dos Arneiros, a iniciativa será mais voltada para as famílias e terá animação, atividades lúdicas e convívio em ambiente natalício.

Como é tradição, será oferecido um cabaz de natal às famílias convidadas, que se prevê sejam três centenas, e um lanche às crianças e adultos.

Festa de Natal da Universidade Sénior

A Universidade Sénior Rainha D. Leonor (USRDL) vai realizar a sua festa de natal, no dia 18 de dezembro, pelas 15h, no auditório da Escola Técnica e Empresarial do Oeste.

A festa contará com as atuações dos alunos das disciplinas de poesia, teatro, dança e relaxamento, língua alemã, inglês, grupo coral, instrumentos musicais e fotografia.

Já nas instalações da USRDL terá lugar um lanche convívio com animação ao vivo e uma exposição de trabalhos elaborados pelos alunos de artes florais e decorativas, cerâmica, corte e costura, cidadania, bordados das caldas e tricô e croché.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Vereador contra “duplicação de subsídios”

O vereador do PS na Câmara Municipal das Caldas da Rainha está contra a atribuição de verbas à ADIO – Associação para o Desenvolvimento Industrial do Oeste para fazer face a despesas com eventos na Expoeste, alegando que “já beneficia de uma comparticipação...

Recriação histórica e noite de fados

No passado dia 6 realizou-se uma recriação histórica e noite de fados, tendo como cenário os lavadouros da freguesia do Vau, no concelho de Óbidos. A recriação histórica ficou a cargo do Rancho Folclórico e Etnográfico Estrelas do Arnóia, da Sancheira Grande,...

vau