Q

Previsão do tempo

11° C
  • Thursday 12° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 12° C
12° C
  • Thursday 13° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 12° C
13° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 11° C

Vigília de Oração na Igreja Paroquial de Carvalhal Benfeito

João Polónia

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi já em espírito de Advento, que a Juventude da Vigararia Caldas da Rainha/Peniche do Patriarcado de Lisboa retomou as suas atividades do novo ano pastoral, na Igreja Paroquial de Carvalhal Benfeito no passado 28.
Vigília de oração vicarial na preparação do Natal

A fim de preparar o “verdadeiro” Natal, a vigília de oração animada pelo grupo juvenil local ‘Novo Rumo’, junto da comunidade daquela freguesia, desafiou dezenas de jovens das paróquias de Caldas da Rainha, Salir de Matos, Óbidos e Atouguia da Baleia, a colocar Jesus Cristo no “ponto alto” da vida quotidiana e a partilhá-lo em vigararia, através da graça do sacramento da Penitência diante da presença do Santíssimo Sacramento.

O Natal para os jovens cristãos continua a não ser apenas uma ‘data bonita’ em que se partilha presentes e se dá demasiada importância ao comércio e àquilo que se inventa à volta dele. Para combater a tendência e alertar a sociedade civil, a juventude vicarial sublinhou interpelações do Papa Francisco, ajudando os crentes no modo como devem acolher o nascimento de Jesus na sua pobreza. “Perseverar na oração, ser mais concretos na caridade fraterna, aproximar-se mais de quem precisa e ter alegria ao louvar o Senhor”, são algumas das atitudes “corretas” que devem marcar o Advento.

Como pároco do Carvalhal Benfeito e de vigário da Vigararia Caldas da Rainha/Peniche, o padre Filipe Sousa disse ao JORNAL DAS CALDAS que o tempo de Advento apela à vigilância dos cristãos e prepara “a vinda de Jesus que nasce e quer vir ao nosso mundo encontrar um lar, uma casa para o receber, essa casa é o nosso coração”. Satisfeito com a participação dos jovens na noite de oração no Carvalhal Benfeito, o sacerdote sustentou que estes encontros são ocasião para o aperfeiçoamento de uma “fé segura e alicerçada em Jesus Cristo; e quando confrontada que não vacilem e que sejam instrumentos de Deus”.

O padre Filipe destacou a importância do Sínodo de 2016, uma caminhada sinodal convocada pelo Patriarca de Lisboa D. Manuel Clemente com o lema “o sonho missionário de chegar a todos”, já iniciada em diocese com pontos de reflexão. “Estamos a desvendar este sonho também com a juventude desta vigararia”, revelou o responsável com o alerta para comunidades locais de menor dimensão, onde por vezes é difícil a comunicação.

“Uma das prioridades passa por olhar para as periferias, as periferias não são as multidões ou as igrejas a abarrotar, as periferias são por vezes dar atenção a cada um individualmente; para despertar a atenção dos adolescentes e dos jovens tem de existir uma palavra mais pessoal e dirigida”, certificou o presbítero como “essencial” a administração do sacramento da penitência nos encontros vicariais.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Novo lar altera trânsito em Atouguia da Baleia

A entrada em funcionamento do novo lar (Estrutura Residencial para Pessoas Idosas) em Atouguia da Baleia, no concelho de Peniche, que completa, a par do Centro de Saúde e do Jardim Infantil, o quarteirão de equipamentos sociais na vila, vai levar a alterações no trânsito.

Trocar papel velho por plantas

Trocar papel velho por plantas vai ser possível na Junta de Freguesia de Alfeizerão, no dia 21 de março, no âmbito da campanha de recolha de papel.

papel