O projeto, iniciado nas Caldas da Rainha foi organizado e coordenado pelo CFAE Centro-Oeste, irá decorrer nos próximos dois anos com a participação de docentes e alunos dos referidos países.
Centra-se no estudo da situação escolar no domínio da literacia digital nos ensinos primário e secundário, procurando encontrar respostas para os grandes desafios relacionados com o uso das novas tecnologias na perspetiva do melhor enquadramento na sua utilização pedagógico-didática pelos alunos.
De entre os principais objetivos do projeto salientam-se o conhecimento das melhores ferramentas digitais disponíveis e ao alcance de professores e dos alunos passíveis de serem utilizadas em contexto de sala de aula. Também a pesquisa científica, a produção de ferramentas e de recursos pedagógicos para uso dos estudantes em contexto escolar merecem destaque no desenvolvimento deste projeto.
Um dos eixos estruturais do projeto é o que se relaciona com as questões referentes ao uso seguro da Internet na escola e o enquadramento legal que regula o uso de software e hardware nos estabelecimentos escolares.
O projeto será concluído com a organização de um congresso internacional sobre Comunicação e Educação Transmedia para mostrar e divulgar os produtos desenvolvidos e produzidos durante a execução do projeto, a realizar na Universidade de Girona em 2016.
O lançamento do projeto foi realizado nas Caldas da Rainha, de 27 de novembro a 1 de dezembro, nas instalações da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, com a realização de sessões de planeamento, de formação e de programação.
A Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro e a Câmara Municipal das Caldas apoiaram a realização deste evento.
A próxima sessão, já com a presença de alunos, irá decorrer na cidade italiana de Livorno, no final do mês de fevereiro de 2015.
0 Comentários