Q

Previsão do tempo

13° C
  • Wednesday 16° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 14° C
13° C
  • Wednesday 16° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 14° C
15° C
  • Wednesday 16° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 14° C
Hospital das Caldas

Alargamento da Urgência pode avançar após visita-surpresa do Ministro da Saúde

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O ministro da Saúde fez na passada quarta-feira uma visita pela urgência do hospital das Caldas da Rainha e segundo a administração “foi sensível às diversas questões colocadas, perspetivando-se a possibilidade de a curto prazo serem desbloqueadas algumas situações pendentes”, havendo “o compromisso para, cumpridas avaliações prévias, avançar com as obras necessárias para o alargamento da urgência, melhorando de forma significativa as condições físicas de funcionamento”.
O ministro foi acompanhado pela administração hospitalar

A remodelação do serviço implica, segundo a administração, um investimento superior a um milhão de euros.

Durante a visita, sem a presença de qualquer representante da Câmara, que não foi convidada a estar presente, Paulo Macedo teve a oportunidade de verificar os problemas físicos das instalações com a acumulação de doentes, obrigados a ficar internados em macas no corredor, por causa do “insuficiente número de camas”. O governante ouviu queixas de doentes e acompanhantes que deram nota de tempos de espera superiores a hora e meia e reivindicaram a remodelação do serviço.

O administrador do Centro Hospitalar do Oeste (CHO), Carlos Sá, disse à comunicação social que foi uma visita de trabalho que já estava agendada. No entanto, a vinda de Paulo Macedo a Caldas foi uma surpresa para os autarcas, profissionais de saúde do hospital e também para a imprensa, que soube da presença do governante no próprio dia. Carlos Sá garantiu que a presença do governante não está relacionada com os problemas que o hospital tem vivido recentemente e que tem sido notícia nos jornais, como a vigília dos enfermeiros que denunciaram a “situação caótica no Serviço de Urgência”.

No final da visita Paulo Macedo recusou falar com os jornalistas que o acompanharam. À pergunta sobre “o que achou do Serviço de Urgência”, o ministro respondeu apenas ser “uma visita normal de trabalho”.

A visita às urgências decorreu depois de uma reunião de trabalho entre o ministro e a administração hospitalar, onde Carlos Sá reforçou a necessidade da remodelação do serviço de urgências. “Durante esta reunião, foram analisados os principais desafios que se colocam ao CHO, entre os quais a necessidade de alargamento e requalificação do serviço de urgência médico-cirúrgica da unidade das Caldas da Rainha e a necessidade de reforço orçamental e do quadro de pessoal em várias áreas, nomeadamente em diversas especialidades médicas”, disse o administrador.

Recorde-se que a Câmara e a Assembleia Municipal das Caldas enviaram há duas semanas um documento ao ministério da saúde solicitando uma audiência com maior urgência ao ministro Paulo Macedo para esclarecer preocupações face à degradação dos serviços de saúde.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

CCC reforça parceria com ESAD.CR

O Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha (CCC) e a Escola Superior de Artes e Design (ESAD.CR) reforçaram a sua parceria com o desenvolvimento de mais atividades promovidas em conjunto.

cccesad

Jornadas de piano para jovens

Óbidos prepara-se para receber uma nova edição das Jornadas SIPO Júnior. O evento, organizado pela Associação de Cursos Internacionais de Música e com o apoio da Câmara Municipal de Óbidos, decorre de 9 a 12 de abril, sendo que as inscrições estão abertas até 1 de abril.