Q

Previsão do tempo

16° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 22° C
16° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 23° C
16° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 25° C

Magia de Natal chegou às Caldas

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A época de Natal arrancou nas Caldas da Rainha no passado sábado, pelas 17h30, com a inauguração da iluminação de Natal e de uma árvore de 20 metros no topo da Praça da Fruta. O presidente da Associação Comercial dos Concelhos das Caldas da Rainha e Óbidos (ACCCRO), Paulo Agostinho, frisou que o Natal é “tempo de família”, por isso, a iluminação em 38 ruas, 13 rotundas e 3 edifícios da cidade, um aumento em relação ao ano passado, é um “contributo” para que esta época festiva “traga mais visitantes às Caldas” e que “seja vivida com mais alegria”.
60 figurantes da Escola Rafael Bordalo Pinheiro na inauguração da iluminação

Das 17h15 e até à contagem decrescente da ligação das luzes cerca de sessenta figurantes da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, vestidos de duendes, fizeram uma coreografia na Rua das Montras.

Perante centenas de pessoas que se concentraram no centro da cidade, entre palmas, para assistir à iluminação das muitas microlâmpadas que compõem a iluminação, Paulo Agostinho salientou que o Natal é uma época “muito importante para o comércio tradicional”, daí o investimento feito.

Também alunos da Escola Técnica Empresarial do Oeste (ETEO) fizeram parte da animação do Natal neste dia, que também foi assinalado com a chegada em trenó (charrete) do Pai Natal à sua casa colocada na Dr. Rua Miguel Bombarda.

“Caldas da Rainha, a Cidade Luz do Natal” é o mote da ACCCRO, que este ano não só aumentou o número de ruas e espaços iluminados mas preparou um vasto programa de animação e atividades para dinamizar as ruas e o comércio tradicional.

A Câmara Municipal das Caldas da Rainha apoiou financeira e logisticamente esta operação, bem como o investimento da divulgação, com o valor de 75 mil euros.

Até 6 de dezembro está a decorrer um concurso e exposição de árvores de Natal de 35 escolas deste concelho na Avenida 1.º de maio.

Programação

6 de dezembro – Sábado

10h00/13h00 – 14h00/18h00 – Casa do Pai Natal – (Pai Natal e Animação Infantil – ETEO) – R. Dr. Miguel Bombarda

10h00/13h00 – 14h00/18h00 – Presépio Interativo – R. Almirante Cândido dos Reis

10h00/11h00/12h00 – Cânticos do Advento (Paróquia das Caldas da Rainha – Presépio Interativo) – R. Almirante Cândido dos Reis

10h00/12h30 – Gestos e Manifestos – Pintura ao Vivo / Moldura para Fotografia Livre (Colégio Rainha D. Leonor – Curso de Design Gráfico) – R. Dr. Miguel Bombarda

10h30 – Apresentação Musical (Coro da Casa de Pessoal do Hospital de Caldas da Rainha) – Entrada Principal do Mercado do Peixe

11h00 – Arruada/Teatro de Rua “São Jorge e o Dragão” – (Teatro Figura/José Ramalho; Grupo de Bombos Monte Olivett)

16h30 – Apresentação Musical (Cavaquinhos das Caldas) – Terminal da Rodoviária

17h00 – Apresentação do Livro “As Caldas de Bordalo” da Autora Isabel Castanheira – CCC

17h00 – Apresentação Musical (Orfeão Caldense) – Igreja de São Sebastião

7 de dezembro – Domingo

15h00/18h00 – Casa do Pai Natal – (Pai Natal e Animação Infantil ETEO) – R. Dr. Miguel Bombarda

15h00/18h00 – Presépio Interativo – Rua Almirante Cândido dos Reis

15h00/17h30 – “Pinta a Tua Cara” – Pinturas Faciais – (Colégio Rainha D. Leonor – Associação de Estudantes) – R. Dr. Júlio Lopes

15h30 – “Arruada” Grupo de Gaitas da Fanadia

15h30 – Teatro “Ninguém dá Prendas ao Pai Natal” (Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro – Curso Apoio à Infância – 3.º Ano) – Casa do Pai Natal (R. Dr. Miguel Bombarda)

16h00 – Apresentação Musical (Conservatório das Caldas da Rainha) – Terminal da Rodoviária

8 de dezembro – 2.ªfeira

10h00/13h00 – 14h00/18h00 – Casa do Pai Natal – (Pai Natal e Animação Infantil ETEO) – Rua Dr. Miguel Bombarda

10h00/13h00 – 14h00/18h00 – Presépio Interativo – Rua Almirante Cândido dos Reis

(Atividades promovidas pela Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação das Caldas da Rainha )

10h00/19h00 – …Ajudar a Cruz Vermelha Portuguesa Delegação das Caldas da Rainha – (Recolha de Fundos – Latas distribuídas pelas Estabelecimentos aderentes)

10h30 / 12h00 – …Participar no Workshop de “Prevenção de Acidentes na Criança” – Junta de Freguesia de N.ª Sra. Do Pópulo

16h00 – …Ouvir uma história na Casa do Pai Natal! – Rua Dr. Miguel Bombarda

16h00 – Concerto Banda Terabytes – Praça da República

No dia 13 dezembro pelas 16h00, decorrerá o Caldas Christmas Zumba Party, a maior festa de Zumba da região oeste, no renovado tabuleiro da Praça da República, envolvendo nove instrutoras e colocando mais de 700 pessoas a dançar.

No dia 20 de dezembro pelas 17h00, haverá a chegada da Luz da Paz, vinda da Cova da Natividade, em Belém, e distribuída por diversos locais, uma iniciativa dos escuteiros austríacos e trazida até à cidade das Caldas da Rainha pelo Agrupamento de Escuteiros local.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Estudantes visitam Paul de Tornada

A Associação PATO recebeu duas turmas da Escola Secundária Raul Proença, que realizaram um conjunto de atividades de voluntariado, explorando a Reserva Natural do Paul de Tornada numa visita guiada, contribuíram para o nascimento de um jardim sensorial e efetuaram ainda uma monitorização ambiental na Lagoa de Óbidos com o Projeto Coastwatch, recolhendo muito lixo marinho.

pato

Jovens portugueses e finlandeses em intercâmbio

Entre os dias 1 e 8 de abril, a Associação Juvenil de Peniche foi palco de um intercâmbio sob a temática da arte e sustentabilidade. O evento recebeu a participação de doze jovens, de Portugal e Finlândia, com idades entre os 15 e os 25 anos.

intercambio

Curso Avançado de Produção de Microalgas e Cultivos Auxiliares

O MARE - Politécnico de Leiria e a Escola Superior de Turismo e Tecnologias do Mar, em Peniche, vão promover uma nova edição do Curso Avançado de Produção de Microalgas e Cultivos Auxiliares, que pretende dar a conhecer as espécies de microalgas cultivadas em laboratório, métodos de cultivo, potencialidades como recursos marinhos, sistemas de produção, e os cultivos auxiliares que beneficiam e cujo valor nutricional pode ser modelado através da alimentação com microalgas. As inscrições estão abertas até dia 27 de maio.